Avaliar faz parte do processo de ensino e aprendizagem e é importante tanto para os professores, quanto para os próprios alunos. Aqui no Band consideramos três dimensões avaliativas:
- Avaliações diagnósticas, elas identificam o que os estudantes já sabem, aquilo que foi aprendido, quais são as dúvidas e interesses a fim de potencializar a aprendizagem, orientando o processo de ensino e possibilitando que o docente replaneje suas atividades, quando necessário.
- Avaliações formativas, cujo objetivo é qualificar o processo de ensino, uma vez que permite identificar as dificuldades de aprendizagem para corrigi-las, considera o erro como parte do processo e trata o desempenho escolar como um desenvolvimento mais amplo.
- Avaliações somativas, o desempenho individual dos estudantes em relação aos objetivos de aprendizagem estabelecidos é determinado ao final do trimestre por meio de diferentes estratégias: avaliações escritas ou orais, projetos, portfólios, entre outros. Trata-se de informações sobre resultados considerados de maneira global. Seu principal objetivo é informar se o educando possui ou não os saberes visados ao final do período, como regulação e validação de conhecimentos adquiridos.
Essas dimensões estão relacionadas e interligadas. Assim, o processo avaliativo nos anos iniciais do Ensino Fundamental I ocorre de maneira contínua, visando ao acompanhamento do processo de aprendizagem de cada educando considerando aspectos conceituais, procedimentais e atitudinais. Para isso, os professores têm em mente os objetivos de aprendizagem que desejam alcançar em cada componente, bem como a compreensão e evidências do que os estudantes já aprenderam e os conteúdos que ainda estão em processo de construção para poder atuar.
Nos 1.os e 2os anos, a forma de registro do processo avaliativo se dá por conceitos. Já a partir do 3.o ano, iniciam-se as provas e há a atribuição de notas numéricas. Esse é mais um processo que acontece de maneira cuidadosa entre as séries. Os estudantes recebem roteiros de estudo e orientação de como estudar ao longo dos dias para que compreendam que o estudo faz parte do cotidiano e que as atividades avaliativas fazem parte do processo de ensino e de aprendizagem.
Os alunos são agentes de todo esse processo, já que cada um tem a oportunidade de revisitar e refletir sobre ele. Por meio de trocas com seus colegas e professores, o estudante identifica aquilo que foi alcançado e o que precisa avançar, a fim de tomar consciência sobre o seu percurso e elaborar estratégias para atingir os objetivos.
O processo avaliativo no Band é, portanto, cuidadosamente estruturado para apoiar e promover o desenvolvimento integral dos estudantes, uma vez que garantimos uma abordagem abrangente que valoriza o aprendizado contínuo. Buscamos não apenas medir o conhecimento adquirido, mas também fomentar um ambiente de aprendizado dinâmico e inclusivo.