O currículo de música do Colégio Bandeirantes foi desenhado para atender aos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental I e tem como objetivo promover experiências estéticas que apresentem diversos aspectos e contextos da música para os estudantes. Neste percurso, a música aparece em situações variadas, na expectativa de que os alunos tenham contato com suas diferentes facetas, dentre elas, a música como brinquedo, jogo, linguagem, meio de preservação da cultura de diferentes povos, dentre outros.
Quando as crianças se deparam com a música como jogo ou brincadeira, os estudantes são convidados a participar de dinâmicas cujas regras passam pela compreensão de elementos da linguagem musical. Ao conhecer a música neste contexto lúdico, os estudantes desenvolvem habilidades relacionadas ao canto, a técnicas para o uso de instrumentos musicais e à escuta voltada para a linguagem musical.
Outro aspecto da música que é trabalhado ao longo dos Anos Iniciais é a sua capacidade de preservar costumes, saberes e práticas oriundos dos diferentes povos que compõem a cultura brasileira, como os povos africanos, indígenas e europeus. Desta forma, expandimos os repertórios musicais dos estudantes e incentivamos a valorização de diversas manifestações culturais do Brasil.
Ao colocar a música como uma linguagem, convidamos os estudantes a refletir sobre os discursos presentes nos trabalhos de artistas que se utilizam do som como matéria prima de seus trabalhos. Dessa forma, espera-se que os estudantes desenvolvam habilidades referentes à escuta e análise de crítica de produções musicais além de compartilharem seus próprios discursos sonoros.
Por fim, o percurso planejado tem como objetivo auxiliar os estudantes a conhecer diferentes manifestações culturais relativos à música, as tecnologias que envolvem o fazer musical e as práticas de músicos em diferentes contextos, como a composição, a interpretação de músicas diversas, a construção de instrumentos musicais, dentre outros.