Digite o que deseja buscar no campo acima e clique na lupa para encontrar
#Córrego do Sapateiro

“Por aqui passa o Córrego do Sapateiro”: alunos do 3º ano dos Anos Iniciais do Fundamental investigam a presença do Córrego do Sapateiro na cidade

Publicado em 20/06/2024 07:01

Desde o início do ano letivo, os alunos do 3º ano têm estudado sobre a Vila Mariana, o bairro onde está localizado o Colégio. Investigaram a história do bairro, os hábitos dos moradores e as características da paisagem de antigamente, comparando-as com a paisagem atual.

Ao longo desses estudos, os alunos descobriram que havia um riacho que cruzava o bairro, conhecido como Córrego do Sapateiro. Descobriram também que, a partir do processo de urbanização da cidade, o Córrego foi canalizado e algumas perguntas surgiram: é possível identificar por onde o Córrego do Sapateiro passa na cidade? Onde ele nasce e onde deságua? Para responder a essas perguntas, a investigação sobre a presença do Córrego na cidade tornou-se necessária e nada melhor que um estudo de campo para potencializar essa pesquisa.

Assim, os alunos partiram da rua Sud Menucci, na Vila Mariana, buscando indícios da presença do Córrego do Sapateiro e encontraram uma de suas nascentes, localizada na rua Lutfalla Salim Achoa. Levantaram hipóteses, fizeram anotações e partiram para o Parque Ibirapuera em busca do Córrego. Chegando lá, encontraram o local onde o Córrego torna-se visível pela primeira vez desde a sua nascente e fizeram observações sobre ele ao longo do trajeto que ele percorre no Parque, até desaguar no Lago. Ao fim de tantas investigações, os alunos conseguiram responder as perguntas iniciais, a respeito das marcas que o Córrego deixa na paisagem urbana e as suas características – além de também levarem consigo aprendizagens muito significativas e descobertas importantes sobre a nossa cidade!

Temas relacionados
Notícias

Mais sobre Ensino Fundamental I

#BandBrasil, #Ensino Fundamental I, 13/06/2024

BandBrasil 2024

#convivência, #convivência positiva, 12/06/2024

Convivência Positiva – Entrevista