A exposição “Abanico imagético | la fotografía como potencia de los sentidos” foi um trabalho voltado para os alunos do 8.o ano do Ensino Fundamental de 2022 organizado em conjunto pelas equipes de Artes e Espanhol do Band em parceria com o Centro Universitário Belas Artes.
“Os alunos trabalham uma série de textos nas aulas de Espanhol e, nas aulas de Artes, são convidados a interpretar, reler e traduzir o que leram em uma série de experimentos que envolvem fotografia, utilizando também técnicas antigas, experimentos sonoros e vídeos.”, explica o coordenador de Artes, Filosofia e Sociologia, Régis Lima.
A professora Valéria Moraes, de Espanhol, explica melhor o principal objetivo por trás da parceria entre sua disciplina com as aulas de Artes. “Buscamos enriquecer o repertório cultural de nossos alunos e promover um conhecimento mais aprofundado sobre países hispanofalantes. Essa atividade promove um olhar privilegiado no tocante à composição imagética e uma noção sobre a diversidade e riqueza das culturas latino-americanas.“.
Os estudantes que realizarão a atividade no ano seguinte são levados ao Campus Paraíso da Belas Artes para conhecer os trabalhos realizados no ano anterior. A proximidade entre a Faculdade e o Band permite que isso ocorra de maneira mais simples e organizada.
A atividade é realizada anualmente e costuma ocorrer no final do período letivo, como conta Régis, que se mostra entusiasmado para a próxima edição. “A exposição trouxe trabalhos do ano passado e, excepcionalmente, foi realizada este ano, porque a Belas Artes estava em obras e o museu da Universidade estava em mudança. No final deste ano, haverá uma exposição no mesmo contexto, mas serão trabalhados autores diferentes, então será uma mostra única, embora siga a mesma linha de trabalho.”.