O British English Olympics (BEO) é uma competição internacional que ocorre anualmente na Inglaterra em que escolas de diversos países ao redor do mundo competem em debates, apresentações e encenações durante duas semanas. O formato da competição envolve uma fase de grupos e eliminatórias. A competição ocorre normalmente durante o período de férias escolares no país.
Nosso aluno Henrique Marques Padilha, da 2.a série do Ensino Médio, este ano, participou pela 2.a vez do BEO. Ele conta que, para participar, precisou passar por um processo seletivo que selecionou 20 alunos para representar um colégio. “Participei de duas entrevistas, uma em português e outra em inglês, e de uma apresentação sobre um assunto genérico. Além disso, vale ressaltar que o desempenho geral do aluno na escola, como notas e número de faltas, também influenciava na decisão final de quem entraria no time.”.
A partir da seleção, foram nove meses de preparação intensiva, mas foi interrompida pela crise sanitária da Covid-19. Em março deste ano, porém, os estudos foram retomados e Henrique, após mais cinco meses, finalmente pôde ir a Londres para a competição.
Durante a BEO, Henrique ajudou a levar seu time onde nunca havia chegado, atingindo a fase final do torneio. Com muita dedicação, a equipe voltou para o Brasil vice-campeã da Olimpíada, um resultado impressionante em uma competição acadêmica internacional. “Voltamos ao Brasil com a sensação de dever cumprido e o orgulho de termos levado o nome do Brasil para a final.”, ele conta. “Eu especialmente voltei com um sentimento de realização, de que o esforço desses quase dois anos de preparação foi recompensado e motivado para enfrentar novos desafios.”.