Durante as aulas de espanhol, os alunos do 8.o ano do Ensino Fundamental realizaram um trabalho com uma das histórias mais famosas da literatura mundial. Eles foram estimulados a ler as edições I e II do livro “Don Quijote de la Mancha”, uma adaptação paradidática do clássico de Miguel de Cervantes.
A partir da leitura e das próprias impressões e interpretações da história, os estudantes desenharam marcadores de página. A professora Valeria Moraes, de Espanhol, contou que a principal proposta do projeto era incentivar nossos alunos a tomarem cada vez mais gosto pela leitura. “A ideia é estimulá-los a ter prazer em ler e que façam uma interpretação livre do Dom Quixote, além de ter um trabalho manual criativo. Queríamos que desenvolvessem esta atividade a partir do próprio entendimento do romance de Cervantes.”.
A coordenadora da biblioteca, Elvira Pescarollo, ressaltou o capricho dos alunos, lembrando de uma recente mudança, que os incentivou a fazer o trabalho com ainda mais carinho. “Durante muitos anos, os alunos produziam seus próprios marcadores de páginas, o que já era bem legal, mas, pela 2.a vez, cada turma escolheu um marcador e a biblioteca fez a impressão deles.”. Segundo ela, os desenhos sempre foram muito bem-feitos, mas saber que as artes poderiam ser distribuídas na biblioteca para quem quisesse foi um estímulo a mais. “Eles fizeram um trabalho fantástico e os marcadores ficaram encantadores!”.