Há 24 anos, o Band oferece a Língua Espanhola como atividade complementar aos alunos das 1.as e 2.as séries do Ensino Médio. Os cursos contam com estudantes que aprenderam espanhol desde o 6. ano do Ensino Fundamental na escola, até alunos novos que tiveram menos contato com a língua. Foram cerca de 560 inscritos nas aulas deste ano.
O curso conta com todos os níveis de ensino da língua. O aluno também pode prestar o DELE, diploma do exame oficial que certifica o grau de competência e domínio do idioma, nos níveis B1, B2 e C1 pelo Colégio. O estudante tem aulas sobre diversos temas que o ajudam a praticar a língua, criar repertório e treinar para o próprio DELE.
“Aqui no Band, qualquer um pode continuar o estudo da língua. Nós temos a preocupação de classificar os nossos alunos nos níveis adequados às suas necessidades, mas todos têm vaga, não existe seleção, ” conta Rosemeire Carriel, Coordenadora de Espanhol. O diploma do DELE, que os estudantes têm a oportunidade de obter, vira também um diferencial no futuro.
No mercado de trabalho e em intercâmbios, ter certificado de proficiência ajuda muito os alunos. No Band, segundo Rosemeire, houve casos de pessoas que ganharam bolsa para estudar fora porque, além da sua capacidade e conhecimento, diferenciavam-se por possuírem o DELE. “O DELE não é obrigatório, há alunos que decidem não fazê-lo, mas nós o recomendamos porque sabemos que, no futuro, ele vai ser importante”, disse a Coordenadora.
Essa atividade complementar não é comum em outras escolas. E o número de inscritos vem aumentando ao longo dos anos, fazendo do Colégio uma referência no ensino da Língua Espanhola. “Conseguimos oferecer um curso tão bom e com tantos inscritos por conta do nosso aluno, que é movido por desafios e conhecimento. Eles aprendem e amadurecem muito ao longo do ano” concluiu Rosemeire.