No período de suspensão das aulas presenciais, os professores estão recorrendo às mais diversas alternativas para manter o aprendizado dos alunos a distância. A equipe de História está utilizando uma estratégia de ensino para trabalhar com os estudantes as diversas competências necessárias para a disciplina.
Ao longo deste período, os professores têm trabalhado com aulas gravadas, disponíveis na plataforma Moodle, recomendado documentários que se relacionam ao conteúdo para os alunos exercitarem o senso crítico e exercícios para treinarem os conhecimentos.
Além disso, a equipe também oferece plantões de dúvida e fóruns que funcionam como um encontro virtual entre professores e alunos. Eles agendam um horário e fazem uma videochamada para tirar dúvidas e discutir o conteúdo.
Para o bimestre que vem, a coordenadora de História, Ana Cíntia Albuquerque, já está pensando em novas estratégias. Por exemplo, para a 1.a série do Ensino Médio, haverá uma revista eletrônica com o conteúdo do bimestre para os alunos terem ainda uma outra forma de estudar. Para a 3.a série, haverá um painel de fotos comentadas para os estudantes exercitarem a interpretação de imagens Históricas. Além disso, a pedido dos alunos, os professores de História implementarão uma aula por videochamada semanalmente para que todos possam interagir, discutir e tirar dúvidas ao vivo. Essas novas tecnologias abrirão possibilidades para todas as séries.
Ana Cíntia também busca desenvolver novas estratégias avaliativas. “Estamos tentando nos adaptar a um momento de avaliação que não é conteudista e, sim, processual. Temos que estimular o aluno a continuar levando a escola. Nosso papel agora é alimentar o gosto pela aprendizagem.”