Recentemente, o Colégio organizou o Band IA Talks, um evento a respeito de inovação para discutir o papel dos seres humanos em um cenário cada vez mais digital. Para isso, palestrantes especialistas nos assuntos de Inteligência Artificial e humanidade foram convidados.
Inspirado nas palestras do SXSW de 2024, Fábio Novo conduziu a abertura do encontro com um exercício de respiração. De modo a praticar a auto-conexão com o público de mais de 200 pessoas, o psicoterapeuta, escritor e consultor em desenvolvimento humano realizou uma prática de meditação.
A primeira parte da conversa foi uma entrevista conduzida por Andrea Bisker, membro do Comitê do Futuro do IBGE e fundadora da Spark:off, consultoria que analisa tendências. A especialista em inovação dialogou com Martha Gabriel, autora de best sellers, futurista pelo Institute of The Future (IFTF) com formação executiva em MIT Sloan e protagonista de nove TEDx. No bate-papo, Martha argumentou sobre a necessidade do letramento tecnológico, os pilares do senso crítico e os impactos da Inteligência Artificial nas novas gerações.
Em seguida, recebemos Denise Fraga, atriz e cronista premiada, para refletir sobre a importância das relações interpessoais. Por meio de histórias bem humoradas, Denise relata a dificuldade que artistas e professores têm de reter públicos em uma época de desatenção. Além disso, ela destaca a relevância da humanização das conexões em épocas de predomínio tecnológico.
“O evento foi essencial para os educadores do Colégio desbravarem o cenário digital atual, compreendendo que a tecnologia não é sinônimo de dicotomia e deve equilibrar a automação com o aspecto humanitário para ser utilizada como ferramenta educacional responsável”, descreve Emerson, Diretor de Tecnologia.
Para Patrícia Cintra, Diretora do Fund I, “valorizar o ser humano é investir na educação que desenvolve competências técnicas, mas também sensibilidade, criatividade, empatia e pensamento crítico”. Ela destaca que, embora os algoritmos possam otimizar processos, é a formação humana que garante o discernimento necessário para usufruir desses recursos de maneira consciente.
“O Band, mais uma vez, trouxe provocações valiosas para a educação”, afirmou Vinícius Silva. As diferentes perspectivas sobre o tema Inteligência Artificial encantaram o Coordenador de Inglês, com a presença de Martha, em uma discussão técnica, e Denise Fraga, em uma visão humanitária, igualmente essencial. “Saímos do evento com ótimas reflexões e ideias para tornar o uso da IA mais presente e educativa no dia-a-dia dos nossos alunos”, conclui Vinícius.
A partir disso, o Band IA Talks encerrou com a fala do Diretor do Colégio, Eduardo Tambor, enfatizando o propósito da instituição em ser uma escola essencial para construir o futuro.
Confira a galeria de imagens aqui.