Os alunos do 2º ano (Ensino Médio) matriculados na Eletiva de Biotecnologia, sob orientação das professoras Lucianne Leigue e Mariana Lorenzin, visitaram em outubro (27/10) o Laboratório de Genética e Cardiologia Molecular do InCor – Instituto do Coração/HCFMUSP.
Durante a visita os alunos puderam conhecer de pertinho as instalações, as várias linhas de pesquisa que o laboratório possui e ainda conversar com os pesquisadores.
A experiência toda durou 5 horas! Os alunos tiveram palestras e, além disso, toda a equipe do laboratório montou estações em que eles puderam explicar e mostrar conceitos e aplicações de bioinformática, sequenciamento do DNA, células-tronco, imuno-histoquimica, entre outras.
Segue o depoimento de uma aluna que participou da atividade:
“Sou suspeita para avaliar a saída técnica porque fiquei empolgada só de olhar para minha professora ao entrarmos na infraestrutura incrível do Incor, mas posso dizer que, para um aluno do Ensino Médio, essa é uma oportunidade imperdível e impactante. Digo isso por experiência própria; poder vivenciar essa atmosfera de muito envolvimento, paixão e empolgação evidente nos olhos de todos os pesquisadores nos impulsiona a querer chegar lá; é inspirador e real, viver essa experiência concreta difere do que lemos ou imaginamos. O que eu mais gostei, além da equipe e da hospitalidade com a qual fomos recebidos, foi esse contato com as mais recentes pesquisas. A estação que tratava do rim e a imunohistoquímica, bem como a das células tronco, da relação entre expressão gênica e fenótipo e a dos vasos cardíacos foram as que mais me maravilharam. Aprendemos muito da relação de tudo isso com os aspectos genéticos e da perspectiva de possíveis aplicações clínicas que mudarão toda a medicina como a compreendemos hoje; como os rins são afetados pela hipertensão e vice- versa, os mecanismos que podem ocasionar e os impactos da disfunção das células do coração, as subversivas IPS (células pluripotentes induzidas) e um pouco da complexa expressão gênica no fenótipo. Foi uma visita que nos deu uma compreensão melhor dessa nova perspectiva, foi incrível!!!”
Um outro aluno completou: “Desde que me foi apresentado o evento de ida ao INCOR, eu estava bem ansioso por se tratar de um dos maiores núcleos de pesquisa da América Latina. Durante as pequenas oficinas, pude notar a questão da interdisciplinaridade na carreira científica, um ponto que considero muito importante, pois acredito que cada um tenha um talento e o sucesso se obtêm através da junção desses talentos, como se mostra nos diversos artigos divulgados pelo INCOR. Outro ponto que me chamou muita atenção foi a transmissão de um conhecimento não tão familiar para mim de uma forma simples e lúdica, Por fim, a disposição de equipamentos extremamente precisos e úteis na área de pesquisa, como, por exemplo, a máquina que, em seu conjunto, era similar um organismo através de computadores, motores e soluções nutritivas.”
O Laboratório de Genética e Cardiologia Molecular está localizado no Instituto do Coração (InCor), que faz parte do maior centro médico da América Latina, afiliado à Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil. O laboratório possui 1.200 metros quadrados de área e oferece infra-estrutura completa de pesquisa e desenvolvimento (P&D) em genética e cardiologia molecular, financiada por agências de fomento federais (FINEP / CNPq) e estaduais (FAPESP). Além disso, ele possuem várias instalações especializadas, núcleo de animais e um centro de pesquisa clínica no hospital e em outros centros da Faculdade de Medicina. As pesquisar visam identificar os determinantes genéticos associados às doenças cardiovasculares e o desenvolvimento de novas abordagens terapêuticas para o reparo cardíaco. O laboratório é coordenado pelo Prof. Dr. José Eduardo Krieger. (Informações retiradas do site da instituição).