Numa experiência envolvente na qual foi possível vivenciar profundamente a Ciência, alunos da 2.a série do Ensino Médio da eletiva “Biotecnologia sob uma perspectiva molecular e aplicada” visitaram o Laboratório de Genética e Cardiologia Molecular do InCor- Instituto do Coração/HCFMUSP.
Durante a visita, os alunos puderam conhecer de pertinho as instalações, as várias linhas de pesquisa que o laboratório possui e ainda, conversar com os pesquisadores deste importante centro de pesquisa, referência nacional e internacional cardíaca, com tecnologias de ponta.
Lá, eles se dividiram em grupos e passaram por sete estações nas quais os pesquisadores puderam explicar e mostrar conceitos e aplicações do sequenciamento genético, pesquisas em doenças renais, células-tronco, bioinformática, entre outros. Além disso, eles também viram os materiais usados para simular o corpo humano durante análises. No decorrer da visita, os alunos tiveram um gostinho não apenas dos trabalhos realizados no laboratório, mas também da vida de um pesquisador.
Na estação intitulada “Doenças renais”, por exemplo, os pesquisadores, Renato Crajoinas e Danubia Silva, mostraram amostras reais de corações de camundongos doentes e não doentes e suas variações microscópicas. Os alunos saíram fascinados e entusiasmados com as pesquisas.
“Eles ficaram encantados com a visita. Foi muito bacana ter os pesquisadores ali, de forma acessível aos alunos e dispostos a mostrarem tudo. É muito legal dar esse estímulo ao crescimento da ciência, ver que muitos dos alunos se interessam pelos temas e já querem ter noção de como é um laboratório real.”, contou a professora de Biotecnologia, Lucianne Leigue.
Tudo isso só foi possível com a ajuda da equipe de pesquisadores do médico Professor Doutor José Eduardo Krieger, Diretor do Laboratório de Genética e Cardiologia Molecular do InCor. Mais uma vez, o laboratório abriu as portas e recebeu os alunos do Band com muita disposição e informação. Esse ano ainda a visita contou com a participação especial de 5 alunos do projeto de extensão da USP, Biocientista Mirim, que realizam uma pré iniciação cientifica.