Em meio ao maior centro de arte a céu aberto da América Latina, o Coordenador de Artes, Filosofia e Sociologia, Régis Lima, e os professores Ricardo Salgado, de Filosofia, Gleney Lolo, de Filosofia e Matemática, e Gilvan Freitas, de Sociologia, foram para o Instituto Inhotim, em Brumadinho, Minas Gerais.
A viagem faz parte de um trabalho com uma série de visitas a exposições para capacitar os professores em estética e filosofia da arte, temas que agora integram a grade do Ensino Médio. Dessa forma, não tinha como Inhotim não fazer parte do projeto: lá há a maior concentração de arte contemporânea do país que, em meio a um parque de mais de 700 hectares, proporciona dimensões e olhares únicos.
O contato com as obras, a experiência marcante promovida pelo lugar e as reflexões discutidas entre os professores se tornaram a base para as aulas. “O que foi mais rico foram as discussões que tivemos por lá. O professor tem que estar atualizado sobre arte contemporânea para ter mais condição de refletir e usar exemplos em sala”, explicou Régis.
De forma interdisciplinar, muitos dos temas, como liberdade e identidade, levantados em Filosofia e Sociologia podem ser explicados a partir da arte. “É um jeito diferente de falar com os alunos, uma estratégia pedagógica”, completou o Coordenador.