Para aprender a língua espanhola de um jeito diferente e divertido, alunos do 9.o ano do Ensino Fundamental produziram cartazes ilustrando os capítulos do livro “Relato de um náufrago”, de Gabriel García Márquez. As imagens criadas pelos alunos, além de expostas na biblioteca do Colégio, também foram reunidas em um e-book.
[flipbook pdf=”http://sitesbandeirantes.azurewebsites.net/band/flexpaper/espanhol/espanhol_v2.pdf”]
O projeto, realizado pela primeira vez com os alunos do 9.o ano, foi baseado numa técnica de leitura chamada “espejo mental”. Nela é necessário extrair do texto imagens e símbolos que expressem os aspectos mais relevantes do que foi lido. Assim, cada dupla ficou responsável por realizar um cartaz com um desenho, dois símbolos, uma citação e uma síntese. Tudo isso para complementar a compreensão do livro em espanhol e realizar um exercício de interpretação e de relação entre linguagem verbal e não verbal.
“Fazer algo diferente nos fez entender melhor tanto os capítulos quanto o vocabulário. Ao juntar o que foi lido com as imagens e símbolos, tudo ficou mais fácil”, comentou a aluna do 9.o ano do Ensino Fundamental, Luísa Shida.
A produção dos cartazes foi uma oportunidade também para que os alunos pudessem estudar a fundo os detalhes de cada capítulo que, às vezes, passam despercebidos. “Eles puderam realmente adentrar na história e trabalhar com outra linguagem. Foi muito eficiente”, disse a Coordenadora de Língua Espanhola, Rosemeire Silva que, em conjunto com a professora de Língua Espanhola, Luísa Martins, realizou o projeto. Além disso, a partir das apresentações, foi possível recontar a sequência do livro e ajudar os colegas a ter a mesma compreensão.
Para que todos possam ter acesso aos cartazes, também foi criado um e-book com os trabalhos. “É muito interessante porque a leitura foi transformada em uma imagem que agora, com a forma digital, será muito útil”, concluiu Rosemeire.