Na última semana, os alunos do curso Open City, oferecido para a 1.a série, visitaram a redação do site Catraca Livre e conversaram com o jornalista e empreendedor Gilberto Dimenstein. Durante a visita, os estudantes também conheceram pontos artísticos da Vila Madalena, como o Beco do Batman, a Choque Cultural e o Armazém da Cidade.
No bate-papo com os alunos, Dimenstein contou um pouco sobre a sua trajetória e porque decidiu criar o Catraca Livre. O jornalista, que fez parte da idealização do Open City, também falou sobre a relação da educação, a arte e cultura com a comunidade.
Os alunos ainda aproveitaram para passear pela Vila Madalena e explorar o caráter artístico do bairro. Eles conheceram a galeria de arte urbana Choque Cultural, circularam pelos grafites do famoso Beco do Batman e ainda visitaram o galpão multicultural Armazém da Cidade.
“O mais interessante para mim foi a influência artística do bairro como um todo. Fosse no asfalto, grafites ou galerias, o ambiente causou uma sensação confortável e interessante”, contou Mateus Stracieri.“Creio que toda a influência artística do local e todo o ar de criatividade presentes no Catraca, irão inspirar nosso projeto final a ter ares mais artísticos e ser voltado à população como um todo”, completou.
“O ambiente de trabalho, mostram as pesquisas, influencia muito a questão da criatividade. Um bairro como a Vila Madalena descobriu uma vocação para artes e inovação – esse ambiente pulsante e as pessoas que por ele circulam estimula que muita coisa interessante nasça por lá”, finalizou Alexandre Le Voci Sayad, um dos profissionais e criadores do Open City.