O curso de Biotecnologia iniciou os encontros deste ano. Oferecido para a 2.a série do Ensino Médio, o projeto tem como objetivo debater questões relacionadas à bioética, tecnologia e empreendedorismo.
Logo na primeira reunião, antes da seleção, todos os alunos foram apresentados ao curso e receberam uma apostila com os temas trabalhados no projeto ao longo do ano para ser feita de forma autônoma. Além disso, os estudantes também viram trechos de filmes, como Gattaca, para levantar uma discussão inicial sobre Ética e Ciência.
Já no segundo encontro, aconteceu o processo de escolha dos alunos. Divididos em grupos de 6, eles tinham que debater sobre um tema proposto. Para avaliá-los, uma equipe de professores e alunos participantes do projeto em anos passados observaram os diálogos e fizeram anotações.
A partir da visão de todos os avaliadores, foram feitos relatórios de desempenho sobre cada aluno e decidido quais seriam chamados para continuar nos encontros presenciais. Os estudantes não selecionados puderam pegar seus relatórios para ter um feedback sobre o dia da seleção.
Enfim, para dar início às palestras com especialistas, a conselheira científica do curso, Dra. Lygia da Veiga Pereira, veio conversar com os alunos. “ A gente considera essa palestra como um marco do projeto. Todo ano, as atividades do curso se iniciam a partir da visita da Dra. Lygia. É então que eles começam a fazer os trabalhos para discutir questões de Biotecnologia”, explicou Ana Cristina Palma, Coordenadora de Biotec.