Com mais de 100 inscritos, o Open City, oferecido aos estudantes da 1.a série, teve número recorde de interessados neste ano. O curso é uma parceria do Departamento Cultural do Band com o MIT (Massachusetts Institute of Technology) e tem como objetivo desenvolver projetos para melhorar a comunidade.
Como forma de seleção, os alunos tiveram que se dividir em grupos e produzir protótipos de trabalhos para contribuir com a comunidade do Colégio. Todos apresentaram os produtos para uma banca julgadora, que incluía o jornalista e mentor do projeto, Alexandre Sayad, Vanessa Crepaldi, do Cultural, e Alexia Finkelstein, aluna participante do projeto em 2013.
Após uma difícil decisão, os avaliadores escolheram 3 grupos para integrar a equipe participante do Open City. Ao longo do ano, os 27 selecionados irão visitar locais com propostas inovadoras e de tecnologia em São Paulo, como a sede do Facebook e o Catraca Livre, e também receberão convidados inspiradores para incentivá-los a desenvolver um produto final no encerramento do curso.
“Todo o curso tem um tempo de maturação tanto para quem o ministra quanto para os estudantes. A procura enorme este ano reflete este momento, para os educadores e a comunidade escolar”, acredita Alexandre Sayad.