No final de novembro, o Bandeirantes realizou a 25.a edição do DELE (Diploma de Español como Lengua Estranjera) no Colégio. O exame teve o maior número de inscritos desde que a prova é aplicada no Band, totalizando 196 alunos candidatos.
A prova segue o Quadro Comum Europeu de Referência para as línguas e se apresenta nos níveis A1, A2, B1, B2, C1 e C2, que vão desde o iniciante ao proficiente. Segundo Rosemeire da Silva, Coordenadora de Espanhol, devido a essa formatação do exame ao quadro comum europeu, ficaram mais claras as exigências de cada nível, o que provocou mudanças na grade de Espanhol para a adequação das séries a cada nível.
No Band, são aplicados o B1, B2 e C1, que são correspondentes ao intermediário, avançado e proficiência, respectivamente. A maior procura foi pelo nível B2, geralmente prestado por alunos da 1.a série que continuam o curso de Espanhol oferecido pelo Colégio desde o Ensino Fundamental, totalizando 112 inscritos. “Este ano, nós até tivemos que abrir uma turma a mais de avançado porque houve muito interesse. Os alunos já vêm com essa filosofia de que tem o DELE e que o diploma será importante para uma oportunidade internacional no futuro”, contou a Coordenadora.
Os outros níveis também tiveram alta demanda, completando 49 e 35 candidatos para o B1 e C1, respectivamente. Vale ressaltar que a prova de proficiência tem um nível de complexidade bem maior e o Bandeirantes é o único Colégio não-bilíngue que tem um número alto de alunos que deseja fazer o exame nesta etapa. “Já é uma prova de nível universitário e exige uma dedicação grande do estudante”, comentou Rosemeire.
Nos dois dias de prova, o Band recebeu 10 professores enviados pelo Instituto Cervantes para avaliar os alunos. “As avaliações externas mostram a qualidade do curso. Muitos examinadores elogiam a organização do Colégio e a excelência dos estudantes”, declarou Rose. “O Band acaba sendo um referência de centro de aplicação do DELE”, completou.
Durante todos os anos em que o Colégio realiza o exame, os resultados se mostram positivos: geralmente, a taxa de aprovação dos estudantes varia entre 85% e 90%, já tendo edições com 100% de alunos aptos para o diploma, em todos os níveis. “Alcançar esse nível de excelência é muito importante, a cada ano a gente fica mais feliz com os aprovados”, finalizou a professora.
Desde 2003, o Bandeirantes realiza as convocatórias de maio e novembro para o exame.
Quer saber mais? Confira a série de publicações que a Prof.a Rose fez na semana antes no exame no Blog do Band no Estadão, explicando todas as informações essenciais para a prova clicando aqui.