Como parte do Projeto Biotecnologia, os alunos Sofia Maestre e Gabriel Zucchi, participantes do projeto em 2014, vivenciaram a rotina de pesquisa no Laboratório nacional de Células Tronco Embrionárias (LanCE – USP), chefiado pela Dra. Lygia da Veiga Pereira.
Durante os dias de vivência, por meio do contato com os pesquisadores e da realização de experimentos relacionados ao diagnóstico da Síndrome de Marfan em modelos animais, os alunos puderam colocar em prática os conhecimentos de Biotecnologia para amplificar genes utilizando a técnica do PCR (Polymerase Chain Reaction), identificar trechos de DNA por eletroforese em gel e, assim, diagnosticar os animais que poderiam ser afetados pela síndrome.
“Foi uma experiência muito boa e a gente conseguiu ter um maior contato com o pessoal do laboratório. (…) Acompanhamos todo o procedimento, até a análise da eletroforese pelo computador.”, relatou a aluna Sofia.
A aproximação entre os alunos do Ensino Médio e a pesquisa científica é um dos objetivos do projeto bastante valorizado pelos professores, pesquisadores e alunos, por proporcionar a aplicação dos conceitos e técnicas em situações práticas, contribuindo para a formação de futuros pesquisadores e novos estudos!