Durante as férias de julho, a professora Paula Renata de Araújo, de Espanhol, participou como organizadora e palestrante do IX Congresso Internacional de La Asociación de cervantistas.
Também foram ao evento a Coordenadora de Espanhol, Rosemeire Silva, e os professores de Espanhol, Português e Artes, Marília Pelissari, Lia Ceron e Pedro Paulo, respectivamente.
Esta foi a primeira edição do congresso feita na América do Sul, possibilitando que a professora Paula, com apoio do Colégio, montasse uma exposição no local do evento com os marca páginas produzidos pelos alunos do 8.o ano a partir da leitura do Don Quijote. Também foram distribuídas cópias de alguns modelos de marca página aos presentes no congresso.
Além de participar na organização, Paula Renata também foi uma das palestrantes, apresentando seu trabalho intitulado Quijote y el lector joven, que foi resultado de seu doutorado e experiência docente no Bandeirantes. Nele, ela trabalhou com as adaptações brasileiras de Dom Quixote utilizadas em escolas e, também, com a adaptação usada pelo Colégio em Espanhol.
“Eu acredito que o debate levantado após a apresentação me fez pensar em algumas estratégias para tornar cada vez mais acessível o Dom Quixote para os nossos alunos. E não só ele, mas também outros clássicos que nós podemos utilizar de forma mais interessante e acessível para o adolescente”, declarou a professora.