Imagine uma rua cujas casas sejam voltadas ao trabalho coletivo e assim, aproxime os moradores e vizinhos. É essa a visão que fez com que o empreendedor Wolfgang Menke largasse a carreira na publicidade e começasse a querer transformar as relações comunitárias do bairro de Pinheiros, em São Paulo.
Ele esteve em pela semana de provas num encontro do Open City, programa voltado à inovação, empreendedorismo e cidadania. Conversou com os alunos presentes sobre como o empreendedorismo está relacionado com o sonho de cada um. “O Wolf tem um perfil modernos de se preocupar com o negócio e a cidadania ao mesmo tempo, com o mesmo peso. E tem sido muito bem sucedido nisso”, avaliou Alexandre Sayad, professor e jornalista do Open City.
O primeiro passo do empresário foi adquirir uma casa na R. Dr. Virgílio de Carvalho Pinto que, após reformada, virou um espaço de coworking e troca de aprendizados, chamado “House of Work”.
O negócio deu tão certo que em dois anos, em parceria com grandes marcas, adquiriu a casa vizinha criou a primeira cozinha comunitária da América Latina, a “House of Food”. Nela, “chefs” renomados e iniciantes algum o espaço para experiências gastronômicas e ainda vendem suas criações em um balcão virado direto para a rua.
O último investimento de Wolfgang, a ser inaugurado ainda em abril, é a “House of Learning”, numa nova casa adquirida na mesma rua. Trata-se de um pequeno anfiteatro totalmente adaptável próprio para aulas, cursos e palestras.
“Realizo festas e ações junto com toda a comunidade e percebi como o engajamento aumentou quando comecei a ocupar a rua com meus negócios. O próximo passo é abrir casas em Cambridge (EUA) e Paris (França) no ano que vem, consolidando uma parceria que estou fazendo com uma grande marca”, contou.