Há mais de 10 anos, o Departamento de Espanhol organiza o Proyecto Don Quijote com os alunos do 8.o ano do Ensino Fundamental. O projeto inclui a produção de um marcador de páginas, de um vídeo com uma leitura de uma parte do livro e, por fim, da dramatização de uma parte do clássico Dom Quixote, de Miguel de Cervantes.
A produção de marcadores de páginas foi o primeiro passo; os criativos e inovadores marcadores foram expostos no Colégio. A professora Paula de Araújo acredita que o trabalho é uma grande oportunidade para expressão do aluno. “Esses trabalhos me inspiram muito. Os alunos colocam muito deles na realização”, contou.
“Achei muito legal a gente poder colocar o que entendemos do Dom Quixote em apenas um pedaço de papel e ainda poder usar aquilo.
Ou seja, o marcador é útil e você ainda se expressa”, contou a aluna Lívia Betito. “Acho muito interessante o modo como o Dom Quixote vê o mundo, acho que o mundo seria melhor se as pessoas fossem como ele”, acrescentou.
Já a segunda parte do trabalho se baseou na Leitura Mundial de Dom Quixote, que consiste na leitura ininterrupta do livro na forma de vídeo. Finalizando o Proyecto, os alunos produzirão uma peça dramática de um fragmento do livro.