No dia 02 de maio os alunos e professores do Projeto Biotecnologia receberam o Dr. Diógenes Batista e as atrizes Juliana Camargo e Celina para uma atividade especial envolvendo Ética e Biotecnologia.
Para isso, até a configuração da sala de aula estava diferente! A disposição das carteiras favorecia a discussão em grupo e o trabalho coletivo, além de deixar um espaço no centro para uma proposta inovadora.
A transformação do espaço permitiu a realização de atividades de construção coletiva envolto por uma atmosfera de colaboração.
Começando o trabalho com a discussão de casos atuais e, considerando nestes os personagens, o contexto, a importância da notícia divulgada e o impacto gerado por esta, a proposta abordou os conceitos associados à moral, ética e valores.
Quando a discussão parecia ter encerrado, o Talkshow Brasil Pergunta começou a ser encenado no espaço central da sala e chamou a atenção de todos.
Uma deputada, concorrente ao cargo de Ministra dos Direitos Humanos, apresentou propostas de mudanças na legislação associadas a diminuição da maioridade penal, cotas nas universidades, aspectos da orientação sexual, bolsa família etc.
A cada pergunta da entrevistadora para a deputada gerava uma série de reações e comentários dos alunos.
Ao final, reflexões sobre igualdade, equidade e a ética nas relações da vida foram levantadas e associadas aos conceitos teóricos apresentados durante a palestra, afinal, a Biotecnologia pode ser entendida como instrumento de intervenção na realidade, mas….. até que ponto?