Após a aula introdutória sobre conceitos básicos de Citologia e Genética aplicados à Biotecnologia, os alunos do projeto assistiram a duas palestras que permitiram a reflexão sobre material genético, tecnologia do DNA, dilemas bioéticos envolvidos, entre outros.
A palestra de abertura do projeto, realizada em 15 de março de 2013, foi ministrada pela Pesquisadora Dra. Lygia da Veiga Pereira, professora titular responsável pelo Laboratório Nacional de Células Tronco Embrionárias (LaNCE) e pelo Departamento de Genética e Biologia Evolutiva da Universidade de São Paulo e consultora do projeto no Band.
Tendo como pano de fundo da palestra a sua trajetória profissional, a Dra. Lygia, como é chamada pelos alunos do projeto, abordou aspectos históricos e descobertas desde a origem do DNA até as mais modernas tecnologias do DNA recombinante, passando por conceitos como genoma, clonagem, organismos transgênicos, medicina genética preventiva, biologia sintética, células tronco, entre tantos outros…
“A palestra da Dra. Lygia foi interessante pois além de nos prover conhecimentos teóricos importantes sobre genoma e também sobre a Bioética envolvida nos processos de pesquisa, pudemos conhecer um pouco sobre a história da vida da Doutora, que acabou se envolvendo por acaso nesta área da Ciência”. – Bruno Siciliano (2E1)
Durante a exposição da palestra, os alunos puderam questionar e esclarecer as dúvidas tanto sobre o conteúdo específico do tema como aspectos da carreira profissional na área da Engenharia Genética.
A segunda palestra, ministrada pelo ex aluno do Band e, hoje, advogado, médico e ex membro do Comitê de Bioética do Hospital das Clínicas de São Paulo, Diógenes Batista da Silva, apresentou, a partir de dilemas bioéticos, os princípios que servem de base para esse campo de estudo, estimulando a reflexão e o debate entre os alunos.
Para a aluna Bruna Martines, 2B1, a palestra permitiu ampliar o olhar sobre o Projeto, no sentido de ir além das Ciências Biológicas. “Diferente da Biologia que é bem exata, eu debati com ele a palestra inteira”.
” O que me chamou a atenção na palestra foi que me fez ter um novo ponto de vista sobre a Biologia ampliando as minhas opiniões e ideias, pois ele explicou sobre a Bioética e sobre a relação que a Biologia tem com a Filosofia.” – Beatriz Kim (2B5)
Para dar continuidade à proposta, os alunos iniciaram uma discussão em um fórum aberto pelas professoras no ambiente virtual que continua estimulando a argumentação e trocas de informações.
Assim, com os conhecimentos avançados em Biotecnologia, reflexões sobre as questões bioéticas e a motivação em alta, os alunos seguem as atividades do Projeto com os módulos práticos nos laboratórios da Universidade de São Paulo!