Concluímos um ano de Ponto de Encontro, nossa programação contemplou visitas ao MASP e ao Museu Lasar Segall, uma oportunidade para conhecer os bastidores e as equipes dos museus.
No MASP abordamos a concepção arquitetônica de Lina Bo Bardi, visitamos o Parque Trianon, e percorremos o entorno do museu para observar o edifício por vários ângulos. Utilizando o Ipad, comparamos a paisagem atual da Av. Paulista, com fotos de sua fundação. Reflexões sobre o estado de conservação do edifício, a ocupação do vão livre por manifestações públicas de todo tipo, e a importância de seu acervo, foram alguns dos assuntos levantados pelo grupo durante a visita. No interior do museu nosso grupo visitou as exposições em cartaz e o ateliê de arte, coordenado por Paulo Portella, onde as educadoras Gabú e Roberta nos apresentaram a proposta de trabalho do Setor Educativo. Encerramos nossa visita com um delicioso chocolate quente na cafeteria do museu, onde trocamos nossas impressões sobre as obras, sobre a concepção de Assis Chateaubriand e Pietro Maria Bardi.
No Museu Lasar Segall contamos com o apoio do Setor Educativo, nosso grupo desfrutou das exposições, da programação do Sine Segall, e das atividades de ateliê. Nossas visitas bordaram a história do artista Lasar Segall, do arquiteto Gregori Warchavchik autor do projeto da casa de estilo modernista que abriga o museu, e de Jenny Klabin Segall, esposa do artista que concebeu o museu. Contamos com a participação da coordenadora do Setor Educativo, Paula Selli, que apresentou as exposiçõe, e tivemos o privilégio de conversar com a museóloga Pierina Camargo, que nos contou sobre as técnicas e rotinas de preservação do acervo adotadas pelo museu. Na Biblioteca “Jenny Klabin Segall” contamos com a apresentação especial da coordenadora Mónica Inés A. de Garcia, que nos mostrou as principais temáticas do acervo da biblioteca, seus arquivos, equipes de restauração e preservação. No ateliê de gravura, o coordenador e gravador Paulo Camillo Penna, nos apresentou as instalações, além de explicar alguns dos processos de gravura e tivemos a oportunidade de conversar com os artistas
frequentadores do ateliê em plena atividade. Ao final de cada visita oferecemos aos alunos ingressos do Cine Segall, que foram impressos especialmente para o Ponto de Encontro, e receberam o logotipo do Colégio Bandeirantes.
Acreditamos que esta iniciativa estimula nossos alunos para retornar aos museus com seus familiares, desfrutando da programação e apresentando o museu à partir de sua experiência.
Contamos com sua participação no Ponto de Encontro 2013.
Confira outras imagens no link: http://galeria.colband.com.br/index.php/arte/Ponto-de-Encontro
Saiba mais sobre os museus: