Miguel de Cervantes é conhecido como um dos grandes escritores do mundo, especialmente pela sua grande obra, Dom Quixote. O Proyecto Don Quijote, que acontece nos 8º anos, é dedicado a estudar esse clássico da literatura em uma nova versão adaptada. “A leitura em espanhol é bem diferente da leitura em português, até porque é na língua do escritor. É mais original”, comentou a estudante Natália Park.
Além da leitura da obra, os alunos realizam outras atividades, sempre inspiradas no livro. Durante o 2º bimestre, por exemplo, foram criados marcadores de página retratando aventuras do cavaleiro Quixote, e seu fiel escudeiro, Sancho Pança. “A leitura do livro estimula a criatividade na hora de fazer o marcador. Eu fiz um duplo, com o fio ligando o Dom Quixote ao Sancho Pança”, explicou o aluno Cristiano Sahan.
Entre todos os feitos, alguns marcadores foram selecionados e estão em exposição no pátio do Band. Trabalhos coloridos, com frases marcantes em espanhol, em formatos de espada ou moinho de vento estão presentes aos olhos de todos. “Eu fiz meu marcador pensando no amor que o Dom Quixote tinha por sua espada. Meu marcador foi uma espadada, com um coração colado”, contou a estudante Ana Julia Costa.
No 3º bimestre, os alunos participarão de uma atividade oral, que acontece em várias partes do mundo. “É o primeiro ano que os alunos do Band participarão do projeto Lectura Mundial Del Quijote. Eles vão gravar um vídeo lendo o trecho preferido deles, na versão original do clássico, homenageando o Miguel de Cervantes”, explicou a professora de Espanhol Paula Renata de Araujo.
Já o 4º bimestre será dedicado à criação de uma nova aventura para os protagonistas da obra.