Aumentar a interação entre homem e máquina para beneficiar toda a sociedade com os avanços tecnológicos, esse é o maior objetivo dos pesquisadores do MIT (Massachusetts Institute of Technology) que integram o Media Lab. Leo Burd faz parte desse time e está especialmente interessado no desenvolvimento de ferramentas educacionais para que os jovens possam transformar a comunidade em que vivem.
Em visita ao Band, o pesquisador do MIT e consultor de inovação da BandTec se impressionou com os laboratórios e projetos do colégio. Conversando com os alunos do Open City, Leo Burd conheceu as ideias de aplicativos para a comunidade Band e inspirou os alunos. “Vocês precisam estar abertos o bastante para adicionar ideias de fora ao projeto, sem desistir do objetivo original”, disse aos meninos. Empolgados, os alunos aproveitaram a experiência do pesquisador que se formou no ITA, com pós graduação no MIT, e realizaram muitas perguntas.
A professora Cristiana Assumpção, que acompanhou a visita do pesquisador, contou que foi uma oportunidade rica para estreitar a parceria com as Universidades que já vem acontecendo. “Cursos como o de Educação para Sustentabilidade, que combinam campanhas de conscientização e ação na comunidade, encaixam-se nas pesquisas feitas nos centros acadêmicos”. Um segmento Júnior do Media Lab e um trabalho conjunto com o Laboratório de Sustentabilidade da USP são planos que surgiram após a visita de Leo Burd.