Mary O´Donnell e a literatura irlandesa

Publicado em 03/04/19

O Band recebeu, em março, a escritora e poetisa irlandesa Mary O´Donnell. Ela veio ao Colégio conversar com os alunos do Ensino Médio sobre a sua carreira e a história de seu país. O bate-papo surgiu de uma parceria entre a escola e a Cátedra de Estudos Irlandeses William B. Yeats da Universidade de São Paulo.


A Cátedra Yeats da USP tem como objetivo organizar eventos relacionados à investigação, à promoção e à disseminação de estudos irlandeses. Uma das Coordenadoras da Cátedra, Laura Izarra, firmou uma parceria com o Departamento de Inglês do Band para trazer a escritora ao Colégio. Mary é reconhecida como uma das principais figuras da geração de mulheres irlandesas que começou a publicar em 1980. O trabalho dela é citado como chave para a expansão dos horizontes irlandeses que conta com uma maioria de escritores do sexo masculino.


O mês do Dia Internacional das Mulheres e do Dia de São Patrício, padroeiro da Irlanda, foi o escolhido para receber a poeta. Na conversa, realizada em inglês, Mary e os alunos puderam dialogar sobre a história da escritora e da Irlanda. Além disso, dois contos da romancista foram lidos e debatidos.

O Coordenador do Departamento de Inglês, Vinicius Silva, contou que surgiram muitas perguntas sobre o processo de criação no bate-papo. “Os alunos têm interesse na escrita criativa, tanto com foco na carreira quanto por puro lazer. As dicas que a Mary deu foram valiosas para os estudantes, ” contou.  Segundo Vinicius, a ideia é trazer mais eventos como esse para o Colégio e para o curso de Inglês.

Temas relacionados: , ,
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!

mais de Sem categoria