Teatro online: expressando a criatividade

Publicado em 13/05/20

As aulas de teatro do Band, feitas em parceria com o Célia Helena Centro de Artes e Educação, estão sendo ministradas em plataformas online. Mesmo diante dos desafios, as professoras estão assegurando que o aproveitamento dos alunos seja máximo.

A turma realiza encontros online a cada quinze dias e semanalmente as professoras pedem alguma tarefa artística para ser realizada até a próxima aula. Para a professora Isabela, o ambiente virtual tem permitido diversas possibilidades de criação, que são incorporadas na linguagem do curso. Por exemplo, algumas atividades têm sido feitas por meio de vídeo, foto, áudio e desenho e, assim, o grupo descobre novas maneiras de interagir, criar e registrar o processo criativo. Uma das tarefas propostas foi montar um personagem usando figurino improvisado em casa e a aula toda foi feita a partir da interpretação dessa personagem. O aluno Arthur Krakauer, da 1.a série do Ensino Médio, aproveitou muito essa proposta: “Está sendo uma experiência muito boa e também, pelo menos para mim, é bem relaxante nesse momento estressante de isolamento social.”

Outra proposta envolveu escolher um objeto da casa e contar uma história verdadeira e outra falsa sobre ele, para que os colegas tentassem descobrir qual era a real. A estudante Catarina Monteiro, também da 1.a série, vê nas aulas de teatro uma possibilidade de descontração: “Foram super divertidos os exercícios e, para mim, está sendo uma das coisas mais divertidas da quarentena. Eu fico mais relaxada e esqueço um pouco de toda a dificuldade atual.”

Como o momento da pandemia de coronavírus traz uma série de preocupações, as professoras de teatro buscam fazer das aulas um espaço de acolhimento em que a turma prioriza a criação e a experimentação para respeitar as especificidades deste período. “Temos feitos propostas de jogos e exercícios que permitem a criação de forma leve e divertida, valorizando a aula como espaço de encontro e de troca. Acreditamos que manter esse espaço é de suma importância durante o isolamento social.”, comenta Isabela.

Temas relacionados: ,
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!