Teatro a distância: Desafios e aprendizados

Publicado em 15/07/20

Ao longo do primeiro semestre, as aulas de teatro do Band, realizadas em parceria com o Célia Helena Centro de Artes e Educação, foram diferentes do usual: devido ao ensino a distância, os professores propuseram atividades variadas para trabalhar a criatividade dos alunos.

Logo no início do período de isolamento social, foram encaminhadas propostas artísticas para serem desenvolvidas ao longo da semana. Os alunos compartilhavam com o grupo suas criações, que poderiam ser vídeos, desenhos, textos, fotografias, entre outros. 

Com o decorrer do tempo, a turma sentiu a necessidade de se encontrar virtualmente, por chamadas síncronas. Assim, alunos e professores passaram a se reunir regularmente, podendo, com isso, experimentar outras atividades, como jogos de integração e argumentação, dinâmicas de criação de personagens, leitura de texto teatral e exercícios de interpretação a partir de poemas. “Decidimos fazer as aulas de forma leve e, nos últimos encontros do semestre, começamos a nos preparar para a montagem de final de ano”, conta a professora de teatro Isabela Mariotto. A turma está estudando possibilidades e lendo textos que provavelmente servirão de base para a criação. 

Para a turma, apesar das dificuldades, o período de isolamento social proporcionou a experimentação de ferramentas tecnológicas que talvez não seriam testadas em um contexto presencial. “Um exemplo é o uso de linguagens artísticas diversas como a fotografia, a produção textual, o vídeo e o desenho. Foi muito interessante e motivador descobrir essas outras habilidades da turma”, comenta Joana Dória, também professora de teatro da turma.

Confira abaixo os vídeos dos alunos Anita Woge e Davi Conti, para uma atividade de interpretação de poemas.

Temas relacionados: ,
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!