Os alunos do Band no Instituto Moreira Salles e a Casa de Vidro da Lina Bo Bardi

Publicado em 21/10/19

Durante os anos no Colégio, os estudantes do Band são estimulados a terem uma vida cultural ativa. Além de muita história, os lugares conhecidos nas saídas culturais têm também agregam no conteúdo aprendido em sala de aula. Vendo conceitos tomarem formas, os alunos do 7.o ano do Ensino Fundamental conheceram a Casa de Vidro da Casa de Vidro da Lina Bo Bardi e os do 8.o ano o Instituto Moreira Salles.


Acompanhados por Catarine Nunes e Ricardo Birrer, da Coordenadoria Cultual, e Paula Ariane e Mariane Cavalheiro, professoras de Artes do Band. No Instituto Moreira Salles, eles puderam enxergar a fotografia em um contexto de museu, com composição. Ao andar pelo lugar, os alunos percebem que ele foi todo pensado para ser uma fotografia.


A parte arquitetônica do museu faz parte da visita. “Na visita, os estudantes, observam o olhar decisivo de alguns grandes mestres da fotografia. Muitas coisas que vimos ali estão totalmente dentro do contexto do que eles veem em jornais, revistas e assim por diante. Eles adoraram o instituto e participaram de todas as exposições.”, contou Mariane Cavalheiro, professora de Artes do Band.

Já no passeio para a Casa de Vidro da Lina Bobardi, os alunos puderam conhecer o primeiro projeto construído da arquiteta e sua residência por mais de 40 anos. Do Ateliê ao quintal, eles puderam conhecer todos os cômodos do lugar e desvendar a história de Lina e seu marido, Pietro Maria Bardi.


“Eles contaram como a casa foi construída, e eu consegui aprender bastante sobre a história da arquitetura antiga. Para sua época, Lina era pioneira e moderna. A minha mãe, que também é arquiteta, vive falando dela para mim e foi muito legal poder conhecer de perto a sua residência com os meus amigos. ”, concluiu Manuela Pavani, aluna do 7.o ano do Ensino Fundamental.

Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!

mais de Vida Cultural