O Band pela 6.a vez em Brasília

Publicado em 23/05/19

No último final de semana, os alunos das 1.as e 2.as séries do Ensino Médio embarcaram para Brasília. Na tradicional viagem, repleta de aprendizado, cultura e história, eles conheceram vários pontos importantes da capital federal. Há 6 anos, os estudantes do Colégio Bandeirantes fazem essa viagem. Tudo foi acompanhado de perto pela Professora de Geografia, Regina Mara da Fonseca, pela Professora de História, Marina Consolmagno, e por Ricardo Birrer, da Coordenadoria Cultural.

Quartel General do Exército

Por ser a capital federal da República Federativa do Brasil, Brasília concentra as maiores decisões políticas do país. É de lá que emanam as diretrizes econômicas, educacionais, culturais e sociais para toda a população brasileira, além de abrigar sedes diplomáticas de mais de 80 países. Eles conseguiram desfrutar da arquitetura e da arte na capital enquanto visitavam a história por trás das construções e da política brasileira.

Memorial JK

Os alunos puderam conhecer, entre muitos outros pontos importantes da cidade, a Praça dos Três Poderes, o Memorial JK, o Congresso Nacional, a Catedral de Brasília, o Estádio Mané Garrincha e os Palácios do Planalto e da Alvorada, no qual, para a surpresa da equipe pedagógica e dos próprios jovens, pela primeira vez, um Presidente da República recepcionou-os gentilmente de forma não programada e casual. Durante os 30 minutos de conversa, os alunos que quiseram puderam tirar fotos individuais e dialogar com o chefe de estado. Sem restrição ideológica, a instituição valoriza a pluralidade, o pensamento crítico e a liberdade de expressão de sua comunidade de estudantes.

Palácio da Alvorada

A professora Regina Mara relembra que, desde 1987, a cidade foi tombada como Patrimônio Cultural da Humanidade e que seu plano urbanístico inovador e sua arquitetura singular a qualificaram como o primeiro bem cultural contemporâneo a ser colocado como patrimônio da humanidade na lista da UNESCO. Sempre que essa viagem é feita, os alunos visitam diversos pontos da cidade para mergulhar na arte de grandes artistas nacionais que tem suas obras espalhadas em todos estes espaços.

“Um dos grandes objetivos é fazer com que os jovens possam conhecer melhor o centro de onde são tomadas decisões políticas que afetam a vida de todos nós brasileiros e entender, de forma mais concreta e didática, como estas decisões são tomadas. É uma viagem que mistura modernidade, arte, história e política. ”, concluiu a professora.

Congresso Nacional

A aluna Maria Beatriz Rezende, da 2.a série do Ensino Médio, destaca que a viagem lhe mostrou um lado do país que ela não conhecia. Para ela, o cronograma preparado trouxe uma visão ampla do lugar e ainda deu a oportunidade de os alunos estarem presentes em locais onde, diariamente, diferentes debates são feitos e decisões são tomadas. “Entre tantas coisas, conhecer o Congresso Nacional Brasileiro, dividido em Câmara dos Deputados e Senado, foi algo muito enriquecedor. Entender como funcionam os diferentes órgãos políticos e como são organizadas as dinâmicas e o dia adia na capital do país, em um grupo com professoras tão capacitadas e divertidas, foi uma ótima experiência. ”, comentou a aluna.

Catedral de Brasília

Confira a galeria de imagens clicando aqui.

Temas relacionados: , ,
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!

mais de Vida Cultural

Cinema: Casal Improvável

Publicado em 18/06/19

Canto in Club: a voz do cinema

Publicado em 17/06/19

Cinema: Turma da Mônica Laços

Publicado em 16/06/19