Interagindo com o meio ambiente em Cananéia

Publicado em 07/11/19

Dividindo momentos de aventura e aprendizado, cerca de 90 alunos do 7.o ano do Ensino Fundamental embarcaram diretamente para Cananéia, no litoral sul de São Paulo. Acompanhados por Giovana Alvarenga, professora de Ciências, Jéssica Morais, professora de Ciências, STEM e STEAM, e Catarine Nunes, do Departamento Cultural, os estudantes aproveitaram um final de semana repleto de novas experiências.


A viagem saiu da rotina e conectou os alunos do 7.o ano à natureza. Investigando o Ecossistema, a Biodiversidade e os impactos e ações de conservação ambiental, os estudantes puderam ver ao vivo muitos dos conceitos trabalhados em sala de aula. “A interação deles com a natureza foi um diferencial da viagem. Lá, eles vivenciaram experiências completamente diferentes e acabaram ressignificando o conteúdo que veem em sala. Os alunos relacionam os temas, levam questões pertinentes e ainda se divertem muito”, contou Giovana.


Os estudantes conheceram cada canto da cidade, como o Centro Histórico de Cananéia, onde conheceram o Mercado Municipal, a Figueira Centenária, onde puderam conversar com moradores da cidade, e as várias trilhas pela Cachoeira Grande, Costão Rochoso, Manguezal e piscinas naturais. Eles ainda caminharam pela praia arenosa e viram de perto todas as partes que trabalham naquele Ecossistema. “A parte que mais me marcou na viagem foi o mangue. Poder entrar ali foi uma experiência muito única. Eu me identifiquei muito com esse estilo de passeio, diferente dos que vemos em outros lugares, e o recomendaria para todos.”, ressaltou a aluna do 7.o ano, Beatriz Aron.


Além de tudo eles ainda puderam ver botos, golfinhos e curtir um luau surpresa na noite de sábado. Apesar da viagem não ser obrigatória, mais de 90 toparam a aventura de fazer as trilhas e entrar no mangue.

Os estudantes prestavam muita atenção a todos os lugares que visitavam. Eles tomavam cuidado com os lixos depois do lanche e pensavam a todo o momento no meio ambiente. “Eles se viam nas fotos que mostrávamos durante a aula. Depois que voltamos, eles ainda trouxeram várias perguntas para a sala, foi muito legal. Além disso, a convivência entre eles durante a viagem foi muito legal. Poder compartilhar momentos com colegas de outras salas e conhecer novas pessoas durante essa vivência foi especial.”, concluiu Jéssica.

Confira a galeria de imagens aqui.

Temas relacionados: , ,
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!

mais de Vida Cultural