Exposição dos alunos do 6.o ano do Ensino Fundamental no Museu Afro Brasil

Publicado em 25/10/19

O projeto já vem amadurecendo há algum tempo durante as aulas de Artes do 6.o ano do Ensino Fundamental. Diante de obras originais do artista plástico Emanoel Araújo espalhadas pelo Colégio e dos conteúdos vistos em sala de aula sobre as matrizes culturais africanas, surgiu a ideia de fazer uma exposição. A convite do próprio Emanoel, fundador e Diretor do Museu Afro Brasil, os estudantes tiveram a oportunidade de realizar o feito.


Todos os participantes da exposição estudaram sobre os países da África, a iconografia africana e as matrizes da cultura do continente e do Brasil. Baseados nesses conhecimentos e na exploração dos aspectos culturais, cada aluno, sozinho ou em grupo, construía um objeto para representar essa cultura. Além de fazer o esboço e construir a peça, eles ainda contavam, por meio de um texto, uma história relacionada à escolha artística deles.

À disposição dos alunos estavam os mais diversos materiais e ferramentas: madeira, arame, tecido e até a impressora 3D do Colégio. “Além da criação, os alunos pegaram bem o espírito da cultura com os textos. Eles ficaram livres no processo e os trabalhos surgiram das discussões em sala.”, contou Paula Ariane, professora de Artes.


​Durante uma semana, todos os trabalhos participaram de uma exposição aberta ao público do museu. Muitos pais, colegas e colaboradores do Band foram prestigiar os estudantes. “No começo, eu achei a ideia inusitada, mas foi muito legal e emocionante ver os nossos trabalhos ali. Deu vontade de fazer o processo de novo, porque, além de expor, nós pudemos conhecer mais a fundo as outras exposições do museu com o Emanoel.”, ressaltou a aluna da 6.o ano do Ensino Fundamental, Ana Laura Crosato.


O feedback do evento foi muito positivo e, segundo Paula, a exposição foi muito importante para os estudantes. “Quando eles entendem o que é e quem tem a oportunidade e espaço para expor, veem como esse processo é rico. Foi uma experiência única.”, concluiu.

Temas relacionados: , ,
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!

mais de Vida Cultural