Canto in Club 2020: saiba como foi o curso

Publicado em 11/02/21

O Canto in Club, curso de música e canto inspirado nos “glee clubs” norte-americanos, não parou suas atividades durante o período de distanciamento social. A equipe, composta por Silvio Venosa, Leonor Veras, Letícia Veras e Luis Veras, superou os obstáculos de uma aula de canto à distância para ensinar e divertir os alunos por meio da música.


O curso de 2020 teve dois módulos, o High School Musical e o Séries. “Começamos o 2º semestre de 2020 sabendo que o curso seria inteiramente remoto. Então, decidimos substituir o show de encerramento por um vídeo musical, com uma diversidade de formatos. Os alunos participaram de todos os processos da concepção e da realização de seus vídeos. A turma High School Musical produziu uma espécie de
spin-off do primeiro filme da Disney, em que as alunas interpretavam professoras do colégio americano onde a história de Troy e Gabriella acontece. Já a turma Séries fez um especial televisivo, inspirado na antiga MTV, onde os apresentadores comentam sobre diversos temas de programas de televisão, contando curiosidades sobre.”, conta Leonor Veras, diretora geral do curso. 

A equipe teve de pensar em diversas alternativas que permitissem a melhor experiência possível. Sobre essa adaptação ao ensino remoto, Leonor afirma: “Temos que utilizar uma linguagem diferente, com objetivos diferentes, propiciando vivências diferentes. Muitos alunos sentem falta do ambiente presencial, pois a exposição da câmera e das telas é bem diferente da exposição de uma plateia ao vivo. Porém todos se adaptaram muito bem às mudanças e se divertiram na criação do roteiro e nos ensaios vocais. O espírito colaborativo foi um dos pontos fortes do curso.”.

Após todos os encontros para definição de repertório, construção de personagem e de roteiro, começou a gravação dos clipes e áudios. Com os alunos foi discutido sobre a captação de imagem e todos os seus aspectos, como iluminação, enquadramento, posição e montagem, e também sobre a captação de som, com programas, dispositivos, ambientes, etc. Baseando-se nisso, todos gravaram suas participações de maneira organizada e enviaram via Google Drive. 

“Assim, começamos o processo de edição e mixagem! Foi, com certeza, um desafio muito divertido para nossa equipe, afinal cada aluno gravou com um dispositivo diferente, gerando arquivos com características diferentes, mas isso só mostrou a força que todos tiveram para enfrentar a câmera e o processo audiovisual!”, comenta a diretora.

Sobre os resultados, Leonor afirma: “Todos os vídeos finais ficaram divertidos, alegres, com muita cor e música. Em um ano tão difícil, quisemos que eles encontrassem um resultado artístico leve, sem pressão, e falando de assuntos que os fazem bem e pertencem ao universo deles, como os filmes, as séries e, claro, as músicas. O fato de ter sido remoto foi um grande desafio, tanto para nós professores quanto para eles, mas não foi prejudicial, muito pelo contrário. A tecnologia e o audiovisual permitiram que, de uma forma diferente, pudéssemos estar juntos e atingir o maior objetivo do curso, que é a expressão.”. Para assistir à apresentação do módulo Séries, clique aqui, e, à do High School Musical, aqui.

“O vídeo final é apenas uma mera demonstração, o que foi mais significativo foi o processo das aulas virtuais, respeitando o tempo de cada um, compartilhando emoções, aprendizados e marcando uma época tão difícil da história da humanidade com o registro artístico. Nossos alunos realmente compartilharam arte em 2020.”, finaliza. 

A aluna do 8.o ano Rebeca O’Grady, que participou dos dois módulos do curso, conta: “A experiência do Canto in Club foi muito diferente de qualquer outra coisa que eu já tenha feito. Quando eu entrei no Band, fiquei com receio por estar em um novo Colégio, mas graças a eles eu consegui me aproximar de pessoas da minha turma e de outras que também faziam, e comecei a me sentir feliz dentro dessa família! O Canto in Club é um refúgio pra mim e uma inspiração pelos seus princípios e cuidados. Eu me sinto super confortável com todos e é muito bom poder botar tudo pra fora por meio da música!”.

O curso em 2021 continua de forma remota. “Espero que possamos conhecer e receber tanto alunos novos quanto veteranos. É muito bom conhecer novas vozes no Colégio e então criar novas produções artísticas, que sejam tão legais como foram as de 2020!”, compartilha Leonor sobre as expectativas em relação ao novo ano. 

As inscrições para as turmas de 2021 estão abertas até dia 20 de fevereiro, basta acessar o formulário clicando aqui. Os temas são Broadway e Voices of the World e o curso terá início na semana do dia 22 de fevereiro. Não deixe de participar!

Temas relacionados:
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!

mais de Vida Cultural

Semana de Música 2022

Publicado em 08/08/22

Formatura de 2020 e 2021

Publicado em 04/07/22