
Arte de perto

A arte tem sido um pilar importante na educação; por meio dela o estudante pode vivenciar várias visões de mundo e também construir a sua própria. O Band levou alunos do Ensino Fundamental ao Museu da Imagem e do Som (MIS) e ao Museu de Arte Moderna (MAM). No primeiro, puderam conhecer um pouco mais sobre o trabalho do cineasta Stanley Kubrick; no segundo, realizaram dinâmicas interessantes sobre o futuro do próprio museu.
Apesar de serem realizadas no fim do ano, época atribulada pela proximidade das últimas provas e entrega de trabalho, as visitas tiveram uma adesão grande. “Os alunos sempre demonstram um interesse muito grande em participar dessas saídas”, explica a professora Paula Moraes, da disciplina de Artes, que acompanhou os alunos nos dois dias de visita aos museus.
“Quem não consegue ir acaba ouvindo os relatos dos amigos e se anima pra ir outro dia, por conta própria. Muitos deles, inclusive, vêm falar conosco depois, comentam o que mais gostaram e conversam sobre a exposição”, conta.
A visita ao MIS, para os alunos dos 8.os e 9.os anos, voltou-se para as obras de Stanley Kubrick, cineasta estudado em sala de aula que sempre suscita bastante interesse e curiosidade nos alunos. Ao deparar-se com cenas dos filmes e informações técnicas sobre o trabalho para sua criação, os alunos puderam compreender com clareza e levantar questões.
Já no MAM, os estudantes dos 6os e 7os realizaram uma dinâmica realizada que incentivava o pensamento à frente: munidos de lápis e folhas de papel, eles desenharam dois cenários, sendo um a paisagem que viam à sua frente, o jardim do museu, e outro o mesmo jardim, porém com as intervenções e inovações que julgassem adequadas ao futuro daquela paisagem.
“Foi interessante perceber que eles mesmo se surpreendem quando percebem um certo domínio na linguagem de museu, como por exemplo saber indicar quem é o curador e suas principais funções”, comentou Paula.
Clique aqui e confira a galeria de imagens.