Festival STEAM, Seminário Científico e Mostra de Ciências

Publicado em 06/12/21

Recentemente três eventos relacionados à área de Ciências da Natureza foram realizados: o Festival STEAM, o Seminário Científico e a Mostra de Ciências. 


O Festival STEAM é um evento em que participam todos os alunos da 2.a série do Ensino Médio. Nele, são apresentados os trabalhos de iniciação científica desenvolvidos durante as aulas de STEAM. Diferentemente do que ocorreu em 2020, em que a disciplina se deu de forma 100% remota, houve espaço, este ano, para atendimentos presenciais, que foram cuidadosamente organizados de forma a respeitar o distanciamento físico ainda necessário devido à pandemia. O coordenador de STEAM, Renato Villar, explica como foram as apresentações: “Os alunos apresentam seus trabalhos em formato de pôster – diferentemente do que ocorre no Seminário Científico, em que precisam montar um PowerPoint de apresentação. Foi tudo feito no modo on-line. Dividimos em treze salas com base nos temas. A avaliação dos trabalhos foi feita pelos professores e pelos colegas. Ao final, os doze grupos com melhores notas seriam convidados para apresentar o trabalho, também, no Seminário Científico, que é um desdobramento do Festival STEAM”.


Tivemos, assim, a 3.a edição do Seminário Científico. Os grupos convidados apresentaram seus trabalhos a uma banca de professores de importantes universidades do País, como Unicamp, Insper, USP, Mackenzie, UFF e UFOB. A professora de Química e STEAM Carol Zambrana conta como se deu o Seminário: “Os alunos tiveram cerca de 10 minutos para apresentar os trabalhos desenvolvidos ao longo do ano, seguidos de outros 20 minutos de ponderações dos examinadores. Os alunos fizeram lindas apresentações e demonstraram domínio do trabalho. Foi uma manhã de muita troca de conhecimento e compartilhamento de experiências”. Houve, ainda, uma palestra da Dra. Paula Asprino, pesquisadora formada pelo Band e graduada em Biologia pelo IB-USP, doutora em Bioquímica e Biologia Molecular pelo IQ-USP e que atua atualmente na área de oncologia molecular. Ela falou sobre como a ciência contribuiu na pandemia e os possíveis desdobramentos.


Já a II Mostra de Ciências do Band, intitulada  “Ciência e tecnologia: transformações no presente para a construção do novo futuro”, foi um evento do Ensino Fundamental II e teve como objetivo incentivar o interesse dos estudantes pela Ciência e reforçar sua importância desde cedo na educação dos alunos, enaltecendo os conteúdos aprendidos ao longo do ano letivo, compreendendo a influência de Ciência e Tecnologia no nosso cotidiano. Todos os alunos do Ensino Fundamental II foram convidados a participar do projeto. Cerca de 70 deles se inscreveram. O evento foi aberto para a Comunidade Band e contou com a presença de pais, familiares e educadores. Júlia Ogata, assistente de ensino de STEM, ressalta a qualidade das apresentações dos alunos: “Tiveram uma postura muito madura, com falas bem estruturadas que salientaram o engajamento nos trabalhos realizados e o preparo para o evento. Ainda manifestaram uma excelente colaboração entre pares na medida em que tiveram falas complementares aos colegas que já haviam apresentado, construindo uma narrativa interessante e envolvente ao longo das apresentações.”.

Mais de mil pessoas prestigiaram, através da ferramenta Zoom, os eventos, mostrando que a distância física não foi um empecilho para o compartilhamento de ideias e de conhecimento para toda a comunidade Band.

Temas relacionados:
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!

mais de STEAM