Palestra do BandInvest com Joaquim Levy

Publicado em 19/08/22

O BandInvest sempre buscou aproximar os alunos das tendências de investimento e inovação do mercado de trabalho. Todos os anos, eles trazem convidados que apresentam suas experiências para enriquecer os aprendizados já adquiridos no curso. Este ano, o grupo trabalhou, em especial, com a pauta “economia verde”, visto que o Brasil é um país que possui recursos únicos e poderia crescer economicamente enquanto preserva o meio ambiente.


Pensando nisso, a aluna Rachel Soares, da 3.a série do Ensino Médio, que é coordenadora do grupo desde 2021, entrou em contato com a coordenadora do Departamento Internacional do Colégio, Debbie, sugerindo uma palestra para abordar o assunto com o ex-ministro da Fazenda, Joaquim Levy.


O professor Franco, de Química, explica que o BandInvest aprovou a ideia de Rachel e incentivou-a a buscar o contato do economista. Ele ainda enfatiza todo o trabalho feito por Debbie para tornar o evento possível e relembra um pouco do que foi apresentado. “Ele contou que o Brasil tem uma situação atípica em relação ao resto do mundo no que diz respeito à produção de energia elétrica. Aqui, isso ocorre majoritariamente a partir de fontes renováveis, especialmente hidrelétricas. Nosso principal emissor de gases de efeito estufa é o setor da agropecuária, ainda mais relacionado ao desmatamento. A palestra foi apresentando estes dados e estimativas de como reduzir a emissão sem afetar o crescimento econômico.”.


A palestra contou com uma abertura de nosso diretor-presidente, Mauro Aguiar, além de uma introdução de Rachel, que ainda fez uma intermediação entre público e palestrante. A aluna relembra que Joaquim Levy apresentou diversos dados que comprovam a viabilidade de crescimento do País a partir da economia verde. Ela também se disse impressionada com o engajamento da plateia. “Foi surpreendente o engajamento dos alunos. Acredito que despertamos o interesse pelo potencial de geração de riqueza da economia verde de nosso país: oportunidades de investimento, inovação e trabalho.”.

Franco completa ressaltando o alto nível das dúvidas levantadas ao final da apresentação. “Fiquei impressionado com a profundidade das perguntas feitas pelos espectadores. Eram questões específicas e complexas. Ficou nítido o interesse de quem estava lá. A palestra estava lotada. Mais de 70 pessoas se inscreveram previamente, mas com certeza foram mais de 100.”.

Temas relacionados:
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!

mais de O aluno Band