Fórum Faap: Diplomacia no ambiente virtual

Publicado em 04/06/20

“Atualmente, a questão de exercitar as competências diplomáticas com os modelos da ONU é aprender sobre tolerância, porque você consegue se pôr no ponto de vista daquele país, daquela nação, daquela cultura”, reflete Vitória Reyes, participante do MONU-EM do Band.

Entre os dias 26 e 28 de maio, ocorreu o Fórum Faap, um modelo de simulação da Organização das Nações Unidas, que promoveu discussões diplomáticas sobre o tema “Desenvolvimento da região do Sahel”. O evento foi totalmente online e contou com a participação de três alunas da 3.a série do Band: Giselle Linhares, Luísa Shida e Vitória Reyes. 

O fórum Faap acontece há 15 anos e sofreu algumas modificações por conta do coronavírus, passando para o ambiente online e diminuindo o número de participantes. Alunos do Band que participam do MONU-EM (Modelo da Organização das Nações Unidas para o Ensino Médio) participaram do evento presencial em outros anos. Neste ano, Luísa representou a Albânia, Vitória representou a França e Giselle, Cuba.

Para Regina Mara, professora que coordena o MONU-EM, esse tipo de atividade é essencial no mundo atual: “É a diplomacia que coloca todo mundo sentado, conversando, negociando e vendo o melhor caminho a ser seguido para todos, chegando na melhor solução para o planeta.”

Além da diplomacia ser um conhecimento importante, a experiência da simulação também foi produtiva para as alunas: “Essas simulações sempre me ajudaram a desenvolver minha fala e argumentação, que são habilidades essenciais atualmente. Também forneceram um meio através do qual eu pude conhecer diversos conflitos e situações que geralmente não recebem muito destaque, mas que compõem o cenário global”, comenta Giselle. 

A aluna Luísa recebeu o prêmio de Melhor Negociadora, mostrando que seu aprendizado ao longo do MONU-EM trouxe ótimos resultado: “O prêmio foi uma grande surpresa, mas muito gratificante, principalmente porque a diplomacia e as relações internacionais são uma grande paixão para mim e pude saber que minhas contribuições à discussão foram, de alguma maneira, úteis.”

Temas relacionados: , ,
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!