Encerramento dos 9.os anos: formatura simbólica

Publicado em 24/11/20

A tradicional formatura simbólica dos 9.os anos do Band teve de ocorrer de modo virtual este ano, o que não a tornou menos especial. O evento, ocorrido quarta-feira, dia 11/11, teve cerca de 150 acessos entre alunos, familiares, professores e membros da comunidade Band e foi organizado pela equipe de CPG, formada pelas professoras Patrícia Goloni, Rosiani Telles, Bia Kohlbach e pela Orientadora Educacional Vanessa Passarelli.


“A pandemia gerou perdas e ganhos, mas algumas coisas se adaptaram tão bem que, mesmo quando isso acabar, poderão permanecer. A formatura no formato on-line foi uma delas. O ambiente virtual permitiu que houvesse um número grande de professores, o que era difícil presencialmente já que o ritual ocorria no horário da aula de CPG e, também, a presença de familiares, algo que não acontecia anteriormente. A ideia das formaturas futuras é reunir o melhor do presencial ao melhor do on-line”, explica Patrícia Goloni.


A Orientadora Vanessa Passarelli comenta: “Tivemos inclusive professores de outros anos, foi uma celebração para toda a comunidade. Pelo retorno que recebi das famílias, foi possível trazer o afeto e a proximidade que as aulas no ensino remoto, muitas vezes, aparentam diluir. Para os alunos, foi muito importante ter aquele momento, poder resgatar a relação com os professores e com a comunidade escolar”.


Muitos alunos quiseram participar desse momento proposto pela disciplina de CPG, cujos encontros passaram a ser optativos após o começo da pandemia. “O aluno quis ter esse encerramento, ele quis rever os professores, mas não no formato de aula”, explica Patrícia.

O encontro teve a participação ao vivo ou por vídeo de vários dos professores 9º ano e, também, dos inspetores. “Tivemos o professor de Geografia Pedro Coelho, que tocou uma música ao vivo, a professora de Português Angelly, que leu um texto escrito por ela quando mais jovem, o professor de Álgebra Michel, que fez um discurso tocante. Cada um pôde, do seu jeito, deixar uma marca afetiva nesse momento tão significativo para os alunos”, conta Vanessa.

Ela complementa ainda, que o fato de ser livre, isto é, não ter um script, foi importante para que todos pudessem interagir e se expressar: “Essa liberdade, embora houvesse uma organização das falas, foi essencial. Apesar dos contratempos próprios do ambiente virtual, todos foram muito respeitosos, não houve interrupções. Parecia um sarau, por conta da espontaneidade”.

A formatura de 2020 foi a primeira que não dividiu os alunos por sala, unindo todos os 9.os anos em uma só cerimônia. “O 4.o bimestre do 9.o ano trabalha a transição para o Ensino Médio, de forma que todos os encontros foram pensados para culminar na celebração. Para aqueles que acompanharam as aulas de CPG, foi toda uma travessia para chegar até aquele ponto”, explica Vanessa.

Para aqueles que desejarem assistir à gravação, basta clicar aqui (acesso restrito à comunidade Band).

Temas relacionados:
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!

mais de O aluno Band

SHARE

Publicado em 16/12/20