Encerramento do 9.o ano 2021

Publicado em 02/12/21

O encerramento do 9.o ano foi um momento muito especial tanto para os alunos quanto para os professores. Foi realizado durante a última aula de CPG, contando com a colaboração dos professores da disciplina, da Orientação Educacional e vários outros professores que dão aula de diferentes matérias no Ensino Fundamental, o que permitiu que houvesse reencontros e uma retrospectiva para os alunos. Todos puderam perceber o quanto aprenderam, cresceram e amadureceram durante o período.

Foram feitas atividades de despedida e, ao longo da aula, os professores convidados puderam passar uma mensagem de carinho aos estudantes de diversos modos, através de música, vídeos, fotos, textos, depoimentos e reflexões. Uma das professoras que participou foi a Angelly, de Língua Portuguesa, que fez um poema para o 9.o ano e conta como foi o processo de escrita dele. “Aproveitei toda a convivência e troca construída ao longo das aulas on-line e presenciais como inspiração para escrever um poema especialmente para essa turma de 2021. No decorrer das semanas finais, conforme interagia com eles e conduzia as aulas, fui pensando tudo o que desejava para o futuro de cada um. Então, quase sem perceber, transformei meu sentimento em poema. O passo seguinte foi só registrar as palavras no papel!”.

Abaixo, o poema da professora Angelly:


Desejo

Desejo que não faltem asas
nem horizontes
para que corpo
                mente
                e coração
voem livres
e conquistem
e desbravem
e realizem

Desejo que não faltem
sorrisos que abracem
olhos que acolham
braços que lhes estendam a mão

Desejo, acima de tudo
que não faltem curiosidade
brilho no olhar
e perguntas
e coragem

Pra agir com o coração
pra partilhar
pra construir
pra fazer do mundo
a terra fértil
onde você vai florescer


O professor Dutra, de Educação Física, também deixou sua marca no encerramento e explicou o porquê de ser um momento tão especial para ele. “Não tenho aulas no Ensino Médio. Para mim, este é realmente um fechamento de ciclo com estes alunos. Foi muito bacana saber das experiências vividas com os outros professores e poder compartilhar imagens do Caça-Band de quase 4 anos atrás, a 1.a atividade deles no Colégio. Relembrar estes momentos foi uma forma de refletir sobre como este período foi transformador.”. 

Dutra ainda fez um vídeo utilizando essas fotos do Caça-Band.


Angelly ainda conta que, apesar do novo formato, o encerramento se dar à distância tem pontos positivos. “Uma das vantagens dos eventos on-line é receber mensagens via chat. Recebi recadinhos agradecendo pelas aulas e elogiando meu poema e ainda vi vários professores e professoras recebendo e entregando afeto aos meninos e meninas presentes na cerimônia. Esta interação também foi bem interessante quando os alunos viram suas imagens mais novos e reviram professores de anos anteriores. Não somos só nós, adultos, que enxergamos o amadurecimento deles. Eles também reconhecem a si mesmos em meio a esse processo tão rico e complexo que é passar da infância para a adolescência.”.

Temas relacionados:
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!