Saiba os resultados do Band na Olimpíada Brasileira de Informática

Publicado em 15/02/22

A tradição do Band em olimpíadas estaduais, nacionais e até internacionais de diversas matérias é incontestável, o que se observa pelos resultados sempre expressivos dos alunos. Na Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) não seria diferente. O Colégio se destacou pelo alto nível dos alunos participantes e a conquista de diversas medalhas.

Mário Abbondati, Felipe Lee, Gabriela Naomi, Luiz Henrique e Julia Lee.

Mário Abbondati, coordenador de Tecnologia Educacional do Band, conta que as questões da Olimpíada são apenas de raciocínio lógico, portanto não houve uma preparação específica para ela. “Não tem um conteúdo específico. Não damos uma preparação para os alunos. Eles participam com a formação deles mesmo. O que fazemos é inscrevê-los após termos feito uma divulgação e os interessados, que gostam de participar de Olimpíadas, manifestarem-se a respeito. Indicamos, então, o site da OBI e explicamos que nele há provas de anos anteriores”.

Dos quase 12 mil alunos participantes da Modalidade Iniciação, voltada para Ensino Fundamental, apenas treze eram do Band, escolhidos simplesmente com base no interesse de realizar a prova, que possuía três fases. Todos os representantes do Band conseguiram passar para a 2.a fase. Sete deles chegaram à 3.a e quatro conquistaram medalhas, sendo três de ouro para Felipe Lee, Gabriela Naomi e Luiz Henrique Tauszig e uma de prata para Julia Lee. “É um resultado realmente fantástico, principalmente não havendo uma preparação específica para isso.”, ressalta Mário.

O aluno Felipe Lee, hoje na 1.a série, foi medalhista de ouro em 2021 – à época, ainda no 9.o ano – e contou, com gratidão pelos auxílios recebidos, como se preparou para uma conquista tão expressiva. “A prova da Modalidade Iniciação apresenta problemas de raciocínio lógico. Me preparei resolvendo questões desse tipo de provas de anos anteriores. Além disso, o livro “Jogos de Lógica”, disponibilizado no site da OBI, auxiliou-me nesse processo. Com ele, conheci os tipos de questões cobradas, como ordenação e agrupamento. Felizmente obtive uma medalha de ouro.”.

Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!

mais de Matemática