Olimpíada de Matemática da UNICAMP: Band conquista medalha de ouro

Publicado em 21/12/20

A Olimpíada de Matemática da UNICAMP (OMU) é um concurso com problemas, situações-problemas e desafios matemáticos, dividido em dois níveis, o alfa, para estudantes de 8.o e 9.o ano do Ensino Fundamental, e o beta, para estudantes do Ensino Médio. Neste ano, em sua 36.a edição, o Band conquistou a medalha de ouro com o grupo “Primos do Gauss”, formado por 5 estudantes da 3.a série, bem como uma menção honrosa com a equipe “W & M Team”, de alunos do 9.o ano.

O concurso é realizado em três fases. Em cada uma, a prova, elaborada pelos mestres e doutores em Matemática da UNICAMP, apresenta cinco problemas, e os alunos têm 4 dias para resolvê-los. Neste ano, a novidade é que a prova podia ser resolvida em equipes de até, no máximo, cinco estudantes.

As provas da primeira fase são corrigidas pelos professores do Band, seguindo os critérios estipulados pelo comitê do concurso. Depois, elas são enviadas eletronicamente para o comitê, que determina uma nota de corte e, de acordo com ela, seleciona as equipes que irão para a 2.a. fase, em que a prova passa a ser corrigida pelos professores da UNICAMP. 

“A prova é criativa, as cinco questões são desafiadoras e, na 2.a e na 3.a fase, havia um problema que demandava o uso de um software de Geometria Dinâmica, com o qual nossos alunos já estão familiarizados, pois é utilizado de forma muito frequente nas aulas de Matemática do Colégio. Isso certamente foi uma boa ajuda para eles.”, conta Carlos Oliveira, coordenador de Matemática.

A solução desse problema deveria ser enviada em três versões. Uma em pdf, com a resolução analítica, isto é, mostrando os cálculos efetuados, outra em um arquivo com a imagem da figura-solução, feita no software de Geometria Dinâmica, e, por fim, uma versão html, com a animação feita pelos alunos. 

“Por ter um formato diferenciado nas propostas de problemas, ser um desafio intelectual considerável e exercitar o trabalho em equipe, além de solicitar a apresentação de um arquivo html que pode ser ‘animado’, o desempenho dos alunos demonstra mais ainda o quanto a disciplina de Matemática no Band está avançada e alinhada com as demandas atuais”, comenta Oliveira.

Os alunos premiados com medalha de ouro, da equipe “Primos do Gauss”, são Gabriel Castellano Garcia, Paulo Martins Orglmeister, Pedro Baumgratz Paes, Pedro Hrosz Turini e Victor de Faro Quadros, da 3.a série. Já a equipe que ganhou menção honrosa, a “W & M Team”, contou com os alunos Arthur Lima Lobato, João Henrique Teixeira, Rafael Serson Rohr, do 9.o ano.

A equipe “W & M Team” é uma das 20 equipes do Ensino Fundamental do país todo que alcançou menção honrosa na Olimpíada de Matemática da UNICAMP e a “Primos do Gauss” é uma das 12 melhores equipes de Matemática do Ensino Médio do país e recebeu medalha de ouro dessa mesma olimpíada. Resultados impressionantes visto que havia 2290 equipes de Ensino Fundamental e 4181 equipes do Ensino Médio na competição.

Para o aluno Gabriel Garcia, a vitória foi uma grande surpresa: “Quando nós enviamos a prova, já tínhamos uma noção de que havíamos conseguido um bom desempenho, mas, realmente, a notícia da medalha de ouro foi um choque absurdo. Quando vi na lista que havíamos conseguido ouro entre as 12 melhores equipes no Brasil, não me contive de alegria. Imediatamente avisei minha equipe do resultado e todos ficaram extremamente felizes, mas, principalmente, gratos pela oportunidade única que foi ter aulas com professores excelentes como Oliveira e Michel. Sua maneira única e inesquecível de dar aulas, de contar histórias e de se conectar conosco nos tornou seres humanos melhores e mais encantados com a beleza não só da Matemática, mas do mundo em que vivemos.”.

“Esses alunos não foram selecionados, nem as equipes montadas por nós. O processo de escolher quem iria participar do grupo foi conduzido por eles próprios. Os alunos formaram a equipe, nos enviaram os nomes e nós os inscrevemos no concurso. Devido à pandemia, esse ano não houve preparação específica para as olimpíadas de Matemática, mas os alunos participaram e obtiveram ótimos resultados com a cara, a coragem e os conhecimentos obtidos em seus cursos regulares no Band.”, enfatiza o coordenador.

“Fiquei muito impressionado com a qualidade dos trabalhos. Para quem trabalha dia após dia ensinando os alunos a argumentar logicamente, a ‘redigir’ matemática, a pensar com criatividade e não apenas decorar fórmulas, creio que não pode haver maior recompensa. Isso é fruto também de toda a equipe de Matemática, que constantemente cuida da formação desses alunos e colaborou tanto com a correção das provas da 1.a fase quanto com a disponibilidade para atender a dúvidas, orientar, publicar as aulas online, cuidar dos atendimentos síncronos e, sobretudo, manter o padrão de excelência durante todo esse ano!”, finaliza Oliveira.

Temas relacionados:
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!

mais de Matemática