Band participa da Olimpíada Internacional de Matemática e Conhecimento

Publicado em 10/12/21

A Olimpíada Internacional de Matemática e Conhecimento (OIMC) teve sua primeira edição realizada em 2020 e foi promovida pelo Instituto Alpha Lumen em parceria com a Hope Cup Internacional, maior olimpíada internacional de Matemática da China.


É uma competição em grupos de 4 a 12 alunos, dividida por faixas etárias. Toda equipe precisa ter um capitão e um professor responsável. A melhor de cada faixa etária tem vaga garantida na Olimpíada Internacional da China, além de ganhar tablets, medalhas e troféus para os alunos.


O evento é dividido em três fases. A 1.a fase exige dos alunos, além da Matemática, conhecimentos gerais em outras áreas como História, Geografia, Ciências da Natureza, Atualidades, Tecnologia e Artes, que abrangem os dados necessários para as resoluções dos problemas matemáticos propostos na prova. A 2.a, aconteceu já no formato da fase internacional e apresentou apenas questões de Matemática. A 3.a fase foi internacional. Aconteceu na China e apenas as equipes que ficaram em 1.o lugar na prova de Matemática de cada faixa etária poderiam participar.


Por causa da pandemia a preparação da equipe do Band foi feita toda virtualmente e com a colaboração do professor Denis, de matemática. Ele conta que o resultado só foi obtido graças à organização e ao engajamento dos alunos, que se reuniram diversas vezes a fim de estudar e elaborar estratégias para solucionar a prova, cujo formato era inovador. “Diversas reuniões no Zoom foram feitas para analisar e resolver as questões disponibilizadas pela organização. Os estudantes demonstraram grande comprometimento com a Olimpíada, ainda mais pelo fato de não terem deixado de lado os compromissos do Colégio. Inclusive, uma das fases coincidiu com a semana de provas do Band. Mas isso não foi problema para os dedicados e competentes alunos da equipe bandeirantina. Eles deram conta do recado!”.


Depois de toda preparação e engajamento, a equipe do Band terminou entre as 2% melhores da competição nas fases nacionais, ficando muito próxima da classificação para a fase internacional. Com isso, o grupo conquistou uma merecida medalha de prata, justa validação de um trabalho firme e dedicado dos nossos alunos.

Confira a galeria de imagens clicando aqui.

Temas relacionados:
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!

mais de Matemática