Mariane Cavalheiro integra grupo mundial de pesquisadores na Cátedra Oscar Sala

Publicado em 25/06/21

Professora de Artes do Band e mestre em Tecnologia de Inteligência e Design Digital pela PUC-SP, Mariane Cavalheiro foi selecionada como pesquisadora de Inteligência Artificial, cultura e criatividade na Cátedra Oscar Sala, na USP. Ela faz parte de um grupo seleto de apenas 30 pessoas que, durante um ano, desenvolverão diferentes pesquisas na área sob direção da semioticista e professora emérita da PUC-SP Lucia Santaella, a primeira titular da Cátedra, que é ligada ao Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo.


A Cátedra Oscar Sala existe com a finalidade de orientar e patrocinar o intercâmbio multidisciplinar entre conhecimentos de diversas áreas para fortalecer o conhecimento sobre a internet. Os magistérios da Universidade convidam pessoas de fora da instituição para tratar de assuntos complexos, não rotineiros e multidisciplinares, para que docentes e alunos, especialmente de pós-graduação, possam dialogar e interagir com visões externas à USP.

“Houve muitas inscrições, de pessoas do mundo todo, mas abriram apenas 60 vagas, divididas em dois subgrupos de 30 vagas cada. O primeiro equivale à Inteligência Artificial voltada para cultura, criatividade e antropoceno. O outro trabalha com questões de dados e segurança de rede.”, explica Mariane.

A professora aproveita para fazer um convite ao público. “A partir dessa pesquisa, escrevemos questões que estão sendo discutidas atualmente em relação a IA. Toda a Cátedra, este ano, vai ser voltada para IA e os meios de produção e como podemos repensar dados e segurança. Nos encontramos às sextas-feiras e promovemos debates de 15 em 15 dias. São abertos ao público. Quem quiser, pode assistir. Inclusive nesta sexta (25)”. As informações para participar estão na imagem.

Temas relacionados:
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!