Exposição dos alunos do Band no Museu Belas Artes

Publicado em 06/11/19

Entre os dias 28 de outubro e 14 de novembro, o Museu Belas Artes recebe a mostra “Sinestesia Poética en Hispanoamérica” realizada pelos alunos do 8.o ano do Ensino Fundamental do Band.  A ideia do projeto é trazer a imagem e o seu significado, dentro da temática proposta neste trabalho que, ao longo do ano, levou estudantes e futuros fotógrafos a descobrirem sons, o corpo e o que está por trás de todas essas formas.


A sinestesia poética é uma exposição que visa trabalhar a fotografia. Mas, dentro da sala de aula, os alunos puderam estudar a fotografia expandida, que leva também experimentações em performances, sonorização, técnicas e leitura de textos. A última tinha também um vínculo com espanhol, projeto que já acontece há 12 anos dentro do Colégio, mas tomou, esse ano, um viés diferente.


Juntando todas as linguagens e trabalhando com várias formas diferentes, os alunos realizaram uma exposição de grandes proporções no museu. “Eles participaram de absolutamente tudo, ajudando nos detalhes e criando uma grande experiência para os visitantes da mostra. Foi um desafio para os estudantes do 8.o ano, mas eles tiveram muitas recompensas no fim desse grande trabalho.”, contou a professora de Artes, Mariana Cavalheiro.


Todos os alunos do 8.o ano do Ensino Fundamental expuseram e a temática, que dá nome à mostra, trabalhou os 5 sentidos. O paladar, o tato, o olfato, a audição e a visão influenciaram as diversas formas de linguagem. Os alunos tiveram muito comprometimento e dedicação durante o processo. Além de participarem como artistas, ainda fizeram a curadoria da exposição e muitas outras etapas.

“Tudo foi muito livre. Eles produziram muito: áudios, experimentações performáticas, além é claro das fotos que tinham muitas técnicas. Ocorreu todo um processo durante esse ano, o trabalho foi grande. A exposição foi uma maneira de celebração e fechamento de toda dedicação e aprendizado desses fotógrafos em formação.”, concluiu Mariane.


A exposição está aberta ao público até o dia 14 de novembro, não perca!

Temas relacionados: , , ,
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!

mais de Artes