Saiba como foram as atividades de integração dos alunos novos

Publicado em 11/02/22

Os alunos que ingressam em uma nova escola geralmente não conhecem ninguém e podem ter dificuldades de socialização. Por conta disso, o Band organiza, todos os anos, atividades de integração antes mesmo do início das aulas, para que quem acabou de chegar no Colégio não esteja sozinho quando as aulas se iniciarem. O CaçaBand, para 6.o e 7.o ano do Ensino Fundamental, já tradicional no Colégio e o IntegraBand, para 8.o e 9.o ano do Fundamental e 1.a série do Ensino Médio, que foi realizado pela 3.a vez.

IntegraBand

A orientadora das Equipes de Ajuda, Marina Schwarz, explica porque são eventos tão importantes. “É um momento de recepção desses alunos, de interação, de integração, um momento de troca e uma forma de eles irem conhecendo o Band antes do início do ano letivo, uma oportunidade de já terem contato com os professores, orientadores educacionais e alguns colegas. Os alunos novos do 8.o ano, por exemplo, foram recebidos pelos alunos do 8.o ano da Equipe de Ajuda. A ideia é acolhê-los, dar confiança para o 1.o dia de aula, transmitir a cultura do Band e reforçar a ideia de que eles não chegam sozinhos.”.

IntegraBand

Organizados pela equipe de Educação Física em parceria com a Orientação Educacional, ambos os eventos contaram com altos índices de participação dos alunos novos, que demonstraram muito interesse em interagir com os futuros colegas e conhecer o Colégio. “Eles estavam bastante engajados com a atividade e é bacana que eles conseguem – apesar de a atividade ter sido virtual – ver todos os colegas de turma, saber os nomes e rostos, descobrir alguma coisa sobre eles na atividade, com as perguntas que foram feitas. É uma forma de eles já irem se aproximando, se conhecendo um pouquinho.”, conta Lúcia Costa, orientadora educacional do 6.o ano.

CaçaBand

Os dois eventos ocorreram de maneira parecida. Originalmente, a ideia era que fossem realizados presencialmente, porém, por questões de biossegurança, foi feita a opção pelo modo on-line, o que, graças à organização e ao esforço de todos os envolvidos, pouco atrapalhou.  As atividades se iniciaram com uma fala de boas-vindas dos professores de Educação Física e das orientadoras de cada ano. Também foram apresentadas as Equipes de Ajuda e o CARE. Depois disso, os alunos foram separados em salas, nas quais os professores rodavam e propunham diferentes atividades lúdicas. No caso do CaçaBand, houve ainda um “tour” pelo Colégio como um jogo, em que eram passados vídeos de situações que lembravam certo local. Quando os participantes descobriam qual era, era passado um vídeo de apresentação com a equipe do lugar. Por fim, após as dinâmicas, uma última fala de professores e orientadoras, novamente com todos na mesma sala, além de um momento para tirar dúvidas.

CaçaBand

Para aumentar ainda mais a integração, as dinâmicas foram organizadas para que todos pudessem ter a oportunidade de participar, como explica o coordenador de Educação Física e Esporte Carlos Alberto De Simone. “Como em qualquer evento, há aqueles que se comunicam mais, porém tivemos uma interação muito grande, com a maior parte dos alunos respondendo às questões, dando suas opiniões, querendo falar. Íamos alternando a pessoa para quem perguntávamos, assim mais poderiam ter a chance de falar. Não deixávamos só as mesmas pessoas responderem. Quem já tivesse respondido a uma pergunta teria de esperar um pouco, para que outros tivessem oportunidade, até responder mais uma.”.

Ficou claro, com os “feedbacks” recebidos que os eventos foram um sucesso e conseguiram aplacar um pouco da ansiedade dos alunos novos. Carolina Navarro, do 8.o ano e membro da Equipe de Ajuda, ressaltou a impressão positiva que ficou. “Foi muito importante ter encontrado os alunos novos para eles se sentirem bem-vindos, acolhidos e poderem tirar suas dúvidas sobre a Escola. O encontro foi muito interessante e tiveram várias dinâmicas em que eles participaram e, pelo visto, gostaram também. Percebi que vários já conseguiram fazer novos amigos. Espero muito que eles gostem do Band!”

Temas relacionados: ,
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!