DELE 2023

Publicado em 12/12/23

No ano de 2023, o Band teve a maior adesão ao DELE desde a pandemia. O diploma, que é oficial do Ministério da Educação e Cultura da Espanha, certifica o grau de competência e domínio do idioma espanhol em mais de 100 países ao redor do mundo. Neste ano, foram quase 200 candidatos dos 9.os anos do Ensino Fundamental II e 1.as e 2.as séries do Ensino Médio prestando os níveis B1, B2 e C1. Até hoje, já foram realizados 41 exames DELE no Colégio, movimentando toda a Comunidade.


Por se tratar de diploma internacional sem data de validade e da possibilidade que os alunos têm de estudar em diversas universidades internacionais, é muito valorizada a obtenção desse título em diferentes áreas do conhecimento. Universidades brasileiras mantêm parcerias com universidades espanholas e hispano-americanas para que os estudantes possam passar por uma vivência em diferentes instituições.


O exame contou com cinco bancas avaliadoras e dois representantes em cada uma delas, além da presença da coordenadora de Espanhol do Band, Rose Carriel, e cinco professores de língua espanhola do Colégio. “A demanda dos alunos pelo exame é muito grande, especialmente no Ensino Médio, mas faz parte do interesse dos estudantes desde o início do curso. Alguns já chegam com essa visão de realizar o DELE. Sabem que é importante e já se transformou em algo da nossa rotina aqui no Band”, relatou Rose.

A prova contou com uma fase escrita, seguida de uma avaliação oral com entrevistas individuais de 20 minutos para cada candidato inscrito. A logística de recepção dos responsáveis pela aplicação do DELE e dos candidatos ao exame movimentou toda a Comunidade Band. “Foram 4 dias intensos de eventos e a colaboração de todos foi essencial. Foi preciso movimentar vários departamentos, utilizar diversas salas e contar com a disposição de todos, que foi excepcional. A dedicação e atenção dos alunos para as provas orais e escritas foram muito elogiadas também. Além da participação em sala, eles ainda se ajudavam fora das aulas. As famílias igualmente participaram de todo o processo, com um envolvimento muito grande para apoiar os estudantes”, concluiu Rose.

Temas relacionados:
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!

mais de Linguagens e códigos

DELE 2023

Publicado em 12/12/23

Início dos Interclasses 2023

Publicado em 28/02/23