Conheça Exploradores Literários: o Clube do Livro do Band

Publicado em 16/02/22

O Clube do Livro, chamado “Exploradores Literários”, é um projeto de alunos para alunos criado na metade de 2021 por três estudantes que, à época, estavam no 8.o ano: Tessa Loureiro Recart, Mila Nonaka Chiamulera e Catarina Caixeta Guimarães, com auxílio e orientação da orientadora Marina Schwarz e da coordenadora da biblioteca, Elvira Pescarollo. Mila explica sua principal motivação para criar o grupo. “Toda vez que lia algum livro, bom ou ruim, queria conversar com alguém sobre a experiência. Tinha vezes em que fazia minha mãe ler alguns livros meus só para discuti-los com ela. O Clube foi uma grande salvação. Um lugar especial e gostoso para ter essas conversas, onde as pessoas entendiam o estresse que era quando um casal demorava para se beijar, ou a raiva quando você errava quem era o assassino.”. Para participar do Clube, basta ser do 8.o ou 9.o ano.


Criado para proporcionar aos alunos um espaço para conversarem e debaterem sobre leitura, além de incentivar a prática, o Clube Exploradores Literários conta com dois pilares. O 1.o deles é o Instagram, onde são feitos posts de diversos tipos – citações, dicas de leitura, resenhas e grandes autores (uma novidade para esse ano) – relacionados à literatura, além de votações importantes, como o gênero e o livro escolhidos para ser a leitura do período (bimestre durante o ano passado, trimestre a partir deste ano). O 2.o pilar é a leitura conjunta e as reuniões que ocorrem para comentários e debates sobre a obra. “Acho muito legal o fato de o Clube do Livro proporcionar um espaço no qual podemos falar sobre algo que gostamos muito, como a leitura, e, ao mesmo tempo, permitir que haja uma troca com todos, especialmente porque, como fazemos reuniões abertas – não exigindo nem sequer inscrição, é só aparecer tendo lido o trecho do livro para participar -, com diversos pontos de vista, ocorrem algumas discussões riquíssimas. É muito legal ver as pessoas crescendo junto do Clube.”, conta Tessa.

Marina ressalta a variedade de gêneros e temas como um dos princípios do Clube. “A escolha de gênero acontece partindo do princípio que é importante variar. As alunas conduzem uma votação entre três diferentes, o público escolhe um e, depois que for lido, ele sai do ‘hall’ de possibilidades para que haja maior diversidade nas leituras. A ideia é estimular que os leitores percorram diferentes gêneros literários para serem expostos a uma maior diversidade de livros, de estilos e de histórias.”.

Elvira destaca a importância de um projeto como este e faz questão de elogiar o ambiente e a profundidade dos debates e variedade de conteúdo. “O Clube Exploradores Literários é um grande estímulo para os alunos que ainda não cultivam o importante hábito da leitura e uma grande oportunidade para os que já o amam. Os encontros são muito agradáveis e descontraídos e as conversas variam entre opiniões sobre o livro, autor, temas literários e outros, proporcionando muitas trocas e muito aprendizado.”.

Tessa faz questão de falar como se sente em relação ao que o Clube tem sido até agora. “Acho a experiência do Clube simplesmente perfeita, gosto muito! Dá trabalho, mas é extremamente divertido e recompensador. São poucos os alunos que frequentam nossas reuniões, mas eles demonstram gostar de estar lá. Dá um quentinho no coração saber que há pessoas que gostem tanto de um projeto que criamos com tanto carinho e amor.”.

Catarina reforça a leveza do Clube e como participar dele afeta sua experiência. “O objetivo do ‘Exploradores Literários’ é deixar a leitura mais divertida. Por meio das leituras conjuntas, ajudamos uns aos outros a aproveitar ainda mais o livro e o que ele pode nos trazer.”.

Na próxima quinta-feira, dia 17/02, ocorrerá o 1.o encontro do Clube Exploradores Literários de 2022. A reunião será feita via Zoom. As informações de acesso estão no mural das turmas de 8.o e 9.o ano e também foram enviadas aos alunos por email.

Aproveite para participar!

Temas relacionados:
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!