Alunos do Bandeirantes Participam de Abertura de Exposição na USP

Publicado em 11/02/14

Juliana Cezar Mileo e Lucas Marcon, alunos do Ensino Médio do Bandeirantes, à convite da professora de arte e curadora da mostra Gisele Ottoboni, participaram, no dia 01 de fevereiro, da abertura da exposição “Memórias Gravadas: a história de Ruth.”26

Juliana Mileo fotografou o evento, enquanto Lucas Marcon recepcionou os convidados, ao som de seu violão, com repertório autoral. Ambos abrilhantaram o evento com sua simpatia, talento e profissionalismo.

A artista Ruth Sprung Tarasantchi expressou sua satisfação e alegria ao conhecer os jovens que colaboraram para o sucesso da abertura da exposição: “Fiquei encantada com o talento e o carinho dos alunos da Gisele.”

A exposição contou com a presença dos familiares da artista, amigos, jornalistas, fotógrafos, artistas, museólogos, historiadores e críticos de arte.

22

Gisele Ottoboni, Lucília Torres, Renato Hofer, Paula Gabbai, Ruth Sprung, Vera Montanha e seu marido, Lívia Gabbai e |Gilberto Tomé Designer da Fonte Design.

 

Os presentes tiveram o privilégio de ouvir as explicações e narrativas da artista, que fez questão de acompanhar os visitantes durante todo o evento.

7

Ruth apresentando sua obra para os convidados. Foto: Juliana Cezar Mileo.

A exposição contou com a presença da amiga de infância de Ruth, a senhora Mirta Schuwartz, uma das protagonistas da “História de Ruth” durante o período de aprisionamento no Campo de Concentração de Ferramonti na Itália, na II Guerra Mundial.

11

Mirta Schuwartz se emociona ao ver a foto dos pais de Ruth, Paula e Rodolfo Sprung, com quem conviveu durante a infância em Ferramonti.

A exposição apresenta em destaque o álbum de gravuras que narra a história da artista de origem judaica. As imagens trazem momentos marcantes de sua infância em Bugojno, na antiga Iugoslávia, e momentos vividos na Itália até sua chegada ao Brasil em 1947.

28

Vista parcial da exposição.

A professora Iole Di Natale e seu esposo Frederico parabenizam Ruth e Cristina Antunes, curadora da Biblioteca Brasiliana, que prestigiou a abertura da exposição.

27

A diretora do MAB – Museu de Arte Brasileira da FAAP, a museóloga Maria Izabel Branco Ribeiro, uma das colaboradoras da mostra, encantou-se com a beleza e expressividade das gravuras de Ruth.

23

Maria Izabel Branco Ribeiro aprecia a exposição com comentários de Ruth.

Representando os amigos do Museu Judaico de São Paulo, as museólogas Roberta Sundfeld, Bia Blay e a jornalista Tânia Tarandasch ficaram impressionadas com a integração da expografia ao espaço expositivo.

25

Roberta Alexandr Sundfeld, Gisele Ottoboni, Ruth Sprung e Ana Niemeyer.

Todas as imagens desta publicação são de autoria de Juliana Cezar Mileo.

26

A exposição permanece em cartaz até dia 27 de março na Galeria BNDES, que fica na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin da USP.

Endereço: Rua da Biblioteca, s/n. Cidade Universitária. São Paulo.

Telefone: 11 3823-4732

http://www.brasiliana.usp.br/

Horário de funcionamento: segunda à sexta das 9h às 20h; sábados, das 9h às 13h; fechada aos domingos e feriados.

Entrada gratuita

 

 

Temas relacionados: ,
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!