100% online: Espanhol

Publicado em 18/04/20

Para o aprendizado da Língua Espanhola, há habilidades como escrita, fala e compreensão auditiva que devem ser desenvolvidas e que são dificultadas sem o contato presencial entre professores e alunos. Mesmo assim, a equipe de Espanhol do Band está trabalhando com diversas estratégias para garantir o aproveitamento dos estudantes. 

Nas aulas de Espanhol Teoria, para o Ensino Fundamental, o livro digital está sendo utilizado, além de videoaulas expositivas e trabalhos em grupo. Esses trabalhos são fundamentais para o desenvolvimento da língua, pois são com eles que os alunos podem treinar. No 9.o ano, os alunos devem ler o livro “Relato de um Náufrago”, de Gabriel García Marquez, para depois fazer uma apresentação oral sobre a leitura. 

Nas aulas de Laboratório de Espanhol, os trabalhos também têm sido peça chave do aprendizado. Para o 8.o ano, uma proposta que já vinha acontecendo em anos anteriores foi adaptada para que fosse feita de forma totalmente digital. Os alunos devem fazer uma viagem virtual pelo Google Earth por alguma cidade de língua espanhola, seguindo um roteiro turístico. Passeando pela cidade, eles observam as características do lugar para então elaborar um texto em espanhol descrevendo o que chamou atenção no local. Além disso, todos devem preparar uma apresentação oral inventando uma história do que poderia ter acontecido em uma viagem a este local. A coordenadora de Espanhol, Rosemeire Carriel, vê este trabalho como uma atividade muito completa para o aprendizado: “A equipe pensa em trabalhos viáveis para serem feitos online, considerando o que é possível para os alunos agora e com o que eles gostariam de trabalhar.”

Além disso, para que os alunos possam treinar a fala e a escuta, além de interagir com colegas, a equipe de espanhol está realizando aulas síncronas com todas as turmas e também está fazendo uso de plataformas diferentes para diversificar o ensino, como Gramática Digital, Adobe Spark Video, Flipgrid, entre outros.

Para a atividade complementar de Espanhol no Ensino Médio, o programa do curso está mantido, com materiais publicados no Moodle semanalmente, plantão de dúvidas e atividades para praticar o idioma. 

Refletindo sobre as aulas online, a professora Rosemeire pensa que o Colégio vai acumular diversos aprendizados com esse processo: “É um momento difícil, mas devemos aproveitá-lo para experimentar outras formas. Vamos nos apropriar de uma variedade de formatos que será muito positiva.”

Temas relacionados: ,
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!

mais de Linguagens e códigos